segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Adaptação Profunda: "Living in the Time of Dying" (documentário)


Living in The Time of Dying é um olhar inabalável sobre o que significa viver em meio à catástrofe climática e encontrar propósito e significado dentro dela. Reconhecendo a magnitude da crise climática que estamos enfrentando, o cineasta independente Michael Shaw vende sua casa para viajar pelo mundo em busca de respostas. Muito em breve começamos a ver quão profunda a situação vai junto com os sistemas e formas de pensar que nos trouxeram aqui.

Em destaque neste documentário estão o professor de sustentabilidade e fundador do movimento Deep Adaptation Jem Bendell, jornalista premiado e autor de "The End of Ice", Dahr Jamail, professor de Dharma e autor de "Facing Extinction", Catherine Ingram e Stan Rushworth, um nativo americano Ancião, professor e autor que traz um ponto de vista especialmente esclarecedor para essas questões.

Embora fique claro que a mudança climática catastrófica agora é inevitável, também abre um novo conjunto de perguntas: como exatamente chegamos a esse ponto? Que novas escolhas podemos fazer agora sobre como viver nossas vidas e quais ações fazem sentido neste momento. As pessoas entrevistadas no documentário, todos porta-vozes altamente conceituados e conhecidos sobre o assunto, argumentam que é tarde demais para parar o que está por vir, mas de forma alguma é tarde demais para recuperar um relacionamento renovado e vivificante com nós mesmos e nosso mundo.

Página Oficial
Living in The Time of Dying

Entrevista
Dahr Jamail: The End of Ice—Bearing Witness and Finding Meaning in the Path of Climate Disruption

Jem Bendell - When we awaken to the ongoing environmental disaster we are living within, where should we turn for ideas and support? 

Ted Talks
Courage and acceptance in troubled times | Catherine Ingram

Documentário a rever
Before The Flood (A Inundação da Terra)

Sem comentários: