terça-feira, 1 de março de 2022

1 de Março- 18 anos a blogar sobre Educação Ambiental



"O objetivo da Educação Ambiental (EA) é alcançar todas as pessoas fomentando e fornecendo as informações necessárias à participação e busca de soluções dos problemas ambientais que permeiam a sociedade atual.

O Educador Ambiental é qualquer pessoa que coloque em prática os objetivos, premissas e compromissos da Educação Ambiental. Portanto, quando um educador se propõe a tratar do tema Transversal do Meio Ambiente com os seus alunos da educação formal ou informal, de uma forma geral, este educador está praticando a Educação Ambiental.

Neste contexto, a Educação Ambiental deve ser abordada dentro do Tema Transversal Meio Ambiente e se dá, porque, por si só, a temática ambiental sempre retrata os aspectos sociais, seja local, regional ou global. Sendo o Meio Ambiente, um tema complexo, é impossível abordar e tratar da EA apenas em uma única área (geografia, ciências etc.) de forma isolada. Os aspectos ambientais não envolvem apenas as disciplinas de Ciências ou Biologia, mas conhecimentos de História, de Sociologia, de Demografia, de Economia etc. Pode-se assim dizer que a Educação Ambiental também assume um aspecto INTERDISCIPLINAR".

É justamente o caráter INTERDISCIPLINAR da EA que a torna praticável e pronta a ser transmitida por qualquer pessoa. Se possível faça especializações (cursos e pós graduações no assunto) afim de melhorar sua atuação.

Num cenário em que o planeta resiste frente aos impactos ambientais, que refletem justamente a desconexão do ser humano com a natureza, os educadores ambientais trabalham para que tenhamos mudanças e avanços na proteção da natureza como um todo. Esse trabalho acontece de modo que valorize todas as formas de vida e preservando os recursos que serão necessários às próximas gerações.

Desenvolver, planear, executar e promover programas de educação ambiental faz parte do nosso dia a dia, além de analisar dados avaliativos para sabermos se esses programas estão sendo eficientes e criar estratégias educativas para torná-los ainda mais significativos.

Fontes: 

Sem comentários: