segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Professor Dale Jamieson - The Misunderstood Risks of Climate Change


Nesta palestra, o Professor Jamieson sugere que a importância de dois dos riscos mais importantes das alterações climáticas é mal compreendida. Os riscos políticos são importantes porque o próprio futuro das sociedades liberais e da governação democrática estão em perigo; os riscos existenciais são importantes porque alimentam os riscos políticos e porque ameaçam as próprias fontes de significado das nossas vidas. Juntos, os riscos existenciais e políticos contribuem e reflectem o nosso sentimento de impotência. O antigo ambientalismo era tanto um modo de vida quanto uma busca de soluções. É importante quem somos e como vivemos, não apenas o que realizamos.

Dale Jamieson é professor de Estudos e Filosofia Ambiental, professor afiliado de Direito e diretor da Iniciativa de Estudos em Animais. Ele também é Professor Visitante Distinto na Escola de Direito Dickson Poon no King’s College, em Londres, e Professor Adjunto da Universidade da Costa do Sol na Austrália. Anteriormente, ele era Henry R. Luce Professor em Dimensões Humanas de Mudança Global no Carleton College, e Professor de Filosofia na Universidade do Colorado, em Boulder, onde foi o único membro do corpo docente a ganhar o prêmio Dean de pesquisa em ciências sociais. e o prêmio do chanceler pela pesquisa nas humanidades. Ocupou cargos no Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, Cornell, Princeton, Stanford, Oregon, Universidade Estadual do Arizona e Universidade Monash, na Austrália.

Ele é o autor de Reason in a Dark Time: Why the Struggle to Stop Climate Change Failed–and What It Means For Our Future (Razão Em Um Tempo Sombrio: Porquê a luta para parar a mudança climática falhou – e o que isso significa para o nosso futuro) de 2014, Ethics and the Environment: An Introduction (Ética e meio ambiente: uma introdução), em 2008 e Morality’s Progress: Essays on Humans, Other Animals, and the Rest of Nature (O Progresso da Moralidade: Ensaios Sobre Seres Humanos, Outros Animais e o Resto da Natureza), em 2002. Ele também é editor ou co-editor de nove livros, mais recentemente Reflecting on Nature: Readings in Environmental Philosophy, (Refletindo Sobre a Natureza: Leituras em Filosofia Ambiental), em 2012 com Lori Gruen e Chris Schlottmann, e publicou mais de cem artigos e capítulos de livros.

Ele está no conselho editorial de várias revistas, incluindo Environmental Ethics (Ética Ambiental); Science, Technology, and Human Value (Ciência, Tecnologia e Valores Humanos); Science and Engineering Ethics (Ciência e Engenharia Ética); Journal of Applied Animal Welfare Science (Revista de Ciência do Bem-Estar Animal Aplicada); Journal of Agricultural and Environmental Ethics (Revista de Ética Agrícola e Ambiental); e o Journal of Applied Philosophy (Revista de Filosofia Aplicada). Sua pesquisa foi financiada pela National Science Foundation (Fundação Nacional de Ciência), pela US Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos EUA), pelo National Endowment for the Humanities (Fundo Nacional para as Ciências Humanas) e pelo  Office of Global Programs in the National Atmospheric and Aeronautics Administration (Escritório de Programas Globais na Administração Nacional de Atmosfera e Aeronáutica).

Sem comentários: