terça-feira, 12 de maio de 2020

Dia Mundial da Jardinagem Nua: O que é e como se celebra?



Chegou aquela altura do ano em que os jardineiros de mão cheia e os mais atrevidos deixam de lado as inibições (e as roupas) para celebrar o Dia Mundial da Jardinagem Nua .

Não, os seus olhos não o estão a enganar: o primeiro sábado de maio é o dia em que podemos finalmente deixar os nossos arbustos respirar e as nossas moitas florescer como o Universo planeou. Mas afinal, o que é este feriado e como celebrá-lo sem, inadvertidamente, atrair uma turba de vizinhos com forquilhas à sua porta enquanto está (literalmente) a sujar-se?

Provavelmente tem um milhão de perguntas na cabeça, e nós adoraríamos responder a cada uma delas. Por isso, passe protetor solar nas bochechas e vamos começar!

O que é o Dia Mundial da Jardinagem Nua?



O Dia Mundial da Jardinagem Nua (World Naked Gardening Day - WNGD) é relativamente autoexplicativo. É um dia que incentiva jardineiros e não jardineiros a praticarem jardinagem nus .

O Dia da Jardinagem Nu é um evento anual que se realiza no primeiro sábado de maio. A ideia por trás dele é celebrar a beleza da natureza e do corpo humano em toda a sua glória e promover um estilo de vida mais saudável e ecológico.

E nós compreendemos – há algo de libertador em sentir o sol e a brisa na pele nua enquanto se cuida do jardim.

Como começou o Dia Mundial da Jardinagem Nu?
As origens do Dia da Jardinagem Nua são tão nuas como os jardineiros que participam na celebração. Tudo começou em 2005, quando uma editora e uma permacultora (que dupla!) fundaram e organizaram um movimento de incentivo à aceitação do próprio corpo e ao amor-próprio incondicional.

Mark Storey e Jacob Gabriel começaram a praticar jardinagem de guerrilha (sim, também existe) e concretizaram a sua visão de criar um fenómeno que promovesse os benefícios da jardinagem sem roupa. A ideia espalhou-se rapidamente pelo mundo. O primeiro WNGD anual teve lugar a 10 de Setembro de 2005 , mas em 2007 a data foi transferida para o primeiro sábado de Maio devido a condições meteorológicas mais favoráveis.

Desde então, os fundadores não fizeram grandes contribuições para o movimento, mas o WNGD rapidamente ganhou vida própria. Atualmente é um projeto colaborativo da Naturist Education Foundation, Inc.

Segundo os seus fundadores, o principal objetivo do dia é ser uma iniciativa leve, divertida e totalmente apolítica para promover a aceitação integral do corpo humano. E de facto é!

Como se comemora o Dia da Jardinagem Nu?


Uma celebração fora do comum requer um planeamento prévio, uma vez que as possibilidades são praticamente infinitas. Se está a pensar participar nas festividades, aqui ficam algumas ideias para animar o seu sábado:

Jardim Nu
Primeiro, o nome diz tudo: jardinagem em pele de cordeiro! Este dia é para nos conectarmos com a natureza e nos sentirmos livres na própria pele. Assim, não precisa de ir mais longe do que simplesmente tirar a roupa e deixar o seu corpo respirar enquanto cuida das suas plantas.

Embora possa parecer estranho no início (e alguns insetos possam incomodar-se com as suas nádegas nuas), depressa se habituará. Quem sabe, poderá descobrir que é uma das experiências mais libertadoras da sua vida!

Tire fotos ousadas

A melhor forma de celebrar a ocasião é tirar algumas fotografias divertidas no jardim. Afinal, quando mais terá a hipótese de fazer uma sessão fotográfica sem roupa enquanto cuida do jardim? Tire algumas fotografias suas a divertir-se e pense em formas criativas de cobrir as suas partes íntimas. As folhas e outros tipos de folhagem já são coisa do passado – ouse e capriche!

Se se sentir à vontade para mostrar tudo, aceda à hashtag #worldnakedgardeningday e participe na brincadeira. E se não quiser que outras pessoas vejam as suas fotografias, guarde-as e recorde este dia daqui a uns anos. Tenha apenas cuidado para não as enviar acidentalmente para a sua avó.
Faça disto um dia especial.

O Dia Mundial da Jardinagem Nu não é apenas uma oportunidade fantástica para se conectar com a natureza, mas também uma atividade memorável para fazer a dois. Como estarão a trabalhar em prol de um objetivo comum, a conquista partilhada e o absurdo de jardinar nus fortalecerão a relação.

Mas fazer jardinagem com um parceiro exige boas capacidades de comunicação, bem como a capacidade de trabalhar em equipa e interpretar a linguagem corporal de cada um (esta última pode não ser assim tão difícil quando se está nu). Então, está pronto para um encontro único este sábado?

Concentre-se em tarefas simples.
Podar e aparar todos os arbustos e árvores à vista pode ser tentador no Dia da Jardinagem Nua. Mas, sejamos honestos, é melhor evitar fazê-lo sem roupa, pois não é o momento mais apropriado para se deixar levar pela insegurança. Em vez disso, a melhor opção seria cingir-se a tarefas simples, como regar e sachar, e evitar qualquer situação com picos.

Embora jardinar nu possa ser libertador, é importante manter o equilíbrio. E se mesmo assim decidir enfrentar tarefas mais intensas, lembre-se de proteger os seus bens mais preciosos!
Divirta-se!

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de se divertir! O Dia da Jardinagem Nu é para se soltar e apreciar a beleza da natureza em toda a sua glória (e em toda a sua glória). Não se leve tão a sério e delicie-se com a alegria de se sujar um pouco. Não é todos os dias que pode abraçar o seu jardineiro e exibicionista interior ao mesmo tempo, por isso não tenha vergonha.

Quer ver quanto tempo consegue equilibrar um regador meio cheio na cabeça? Vá em frente (e mostre-nos o resultado)! Que tal fazer uma dança interpretativa para o seu parceiro(a) no meio das flores? Parece incrível! Seja o que for, seja ousado(a), seja corajoso(a), seja intrépido(a) e faça!

O que não fazer no dia da jardinagem nu
O Dia Mundial do Nu pode ser um feriado descontraído que não se leva demasiado a sério, mas isso não significa que não deva tomar algumas precauções quando sai nu para o seu quintal.


Eis o que não deve fazer este sábado:
  • Deixe o protetor solar e o chapéu de lado: sabemos que quer sentir o sol no rabo, mas as bochechas queimadas pelo sol não são nada bonitas. Assim, aplique bastante protetor solar e coloque um chapéu para proteger as suas partes íntimas e evitar terminar o dia a parecer um tomate maduro.
  • Trabalhar com ferramentas elétricas: As ferramentas elétricas são sem dúvida incríveis e merecem os elogios que recebem, mas vamos deixá-las para outro dia. Afinal, a última coisa que quer é um acidente quando está fisicamente vulnerável.
  • Deixe os sapatos de lado: a Mãe Terra pode ser espinhosa por vezes, e pisar um espinho perdido pode estragar a sua experiência. Por isso, recomendamos que mantenha os sapatos nos pés quando não estiver familiarizado com o terreno.
  • Plante plantas espinhosas: Adicionar belas roseiras ao seu jardim nu irá ajudá-lo a lembrar-se porque é que os espinhos e a jardinagem sem roupa não combinam bem. Por isso, evite plantas espinhosas até chegar a altura de jardinar com roupa e, por enquanto, opte por flores e arbustos delicados.
Embora a jardinagem nua possa não ser para todos, aqueles que optam por participar podem experimentar a vida sem roupa e desfrutar dos prazeres simples de estar ao ar livre. Certifique-se apenas de seguir a nossa lista de recomendações para uma celebração segura do Dia Mundial da Jardinagem Nua.

E se está mais interessado na beleza da natureza sem necessidade de manutenção, temos uma espetacular gama de jardins verticais artificiais ao alcance de um clique.

Sem comentários: