quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Dia Mundial da Rádio - Radio Garden



Poucas coisas dizem mais sobre a cultura de uma cidade/país do que a rádio local.

Pensando nisso, o Instituto Holandês de Som e Visão desenvolveu uma plataforma incrível. Batizada de Radio Garden, ou “Jardim das Rádios” em português, a ferramenta permite que o usuário explore o globo terrestre e escolha lugares espalhados pelo mundo para ouvir estações locais.

Dessa forma, é possível ouvir centenas de rádios por toda a Europa, por exemplo. Nalgumas regiões, como África e no Norte do Brasil, o sinal é menos presente — ainda assim, é possível encontrar algumas estações bem curiosas.

Vale a pena lembrar ainda que hoje, 13 de Fevereiro, comemora-se o Dia Mundial da Rádio. Basta clicar aqui para acessar a plataforma e celebrar a ocasião! Abaixo, explicamos passo a passo como utilizá-la.

“Jardim das Rádios”

Usar o sistema é bem simples.

Cada ponto verde no mapa simboliza uma rádio. Basta posicionar o cursor acima dele para escutar o som daquele lugar, via transmissão ao vivo e em ótima qualidade. Mexendo o globo terrestre, podemos acessar qualquer lugar e, se um ponto verde possuir múltiplas estações disponíveis, o canto inferior direito da tela mostra todas as opções.

A ferramenta funciona tanto em computadores/desktops como no telemóvel. Divirta-se!

Acesse o Radio Garden por aqui.

Sobre a importância da Rádio

A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.

Sem comentários: