quarta-feira, 24 de abril de 2019

Observatório nacional da produção biológica pronto até julho


Foto e notícia aqui

«É uma infraestrutura onde pretendemos ter toda a informação concentrada daquilo que são os trabalhos de investigação, trabalhos das escolas, os eventos, para qualquer pessoa que estiver interessada na agricultura biológica ir ali e encontrar e estará pronta até ao final deste semestre», anunciou Miguel João de Freitas.

O governante explicou que «foi agora lançado o concurso público para a construção desta infraestrutura, que terá toda a informação, desde a produção ao consumo, ou seja, pretende-se que haja um painel de consumidores que vão aferindo aquilo que é a qualidade, o consumo e o preço desses produtos junto do consumidor, dos distribuidores e produtores».

Miguel Freitas falava na cerimónia de assinatura da constituição de São Pedro do Sul como Bio Região e, consequentemente, de adesão à Rede Internacional de Bio Regiões que usa a sigla INNER, pela designação em inglês: “International Network of Eco Regions”.

«A agricultura biológica é o modo sustentável de produção, mas é evidente que tem custos, o que é preciso é passar a mensagem ao consumidor que, quando paga, está a pagar, porque aquele produto teve mais trabalho, não usou produtos químicos, logo a produtividade não pode ser a mesma que uma agricultura industrial», explicou à agência Lusa.

No entender do secretário de Estado, «aquilo que é preciso dizer é que é preciso pagar o preço justo» e, neste sentido, «também é preciso trabalhar para ir melhorando sucessivamente a sua produtividade, para que o preço desses produtos possa ser cada vez mais acessível aos consumidores».

«Temos apoios aos agricultores biológicos, o agricultor biológico recebe apoios no âmbito das medidas agro ambientais dirigidos exclusivamente para os agricultores biológicos e são cerca de 19 milhões de euros todos os anos, portanto não é algo despiciendo», referiu Miguel Freitas.

Com este reconhecimento de Bio Região e adesão à rede INNER, o presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul acredita que “estão criadas condições para divulgar os produtos de uma outra forma” e, neste sentido, o município vai «intensificar a divulgação» dos produtos biológicos regionais.

«Já estamos a vender numa loja da Câmara Municipal em São Pedro do Sul, onde os técnicos da câmara estão também a dar apoio aos nossos agricultores e os que têm grandes estufas e que vendem de forma mais intensiva já estão a fazer vendas internacionais», adiantou Vítor Figueiredo.

A título de exemplo, o autarca adiantou à agência Lusa que «saem do concelho todos os dias camiões TIR (Transporte Internacional Rodoviário) para a Holanda» e, para o futuro, Vítor Figueiredo quer «mais internacionalização» num município que produz de forma biológica produtos como vegetais, fruta e vinhos.

São Pedro do Sul é a terceira Bio Região a ser criada em Portugal, depois de Idanha-a-Nova se ter estreado em fevereiro do ano passado e, em novembro, ter avançado o Alto Tâmega.

Segundo o secretário de Estado, num «futuro próximo» nascerão outras regiões como «a margem esquerda do rio Guadiana, Torres Vedras, Faial (Açores) e a região do Tâmega e Sousa».

Sem comentários: