quarta-feira, 25 de julho de 2018

Conheça o plogging, a atividade desportiva que faz bem à saúde e ao meio ambiente ao mesmo tempo

Criada a partir da combinação das palavras em inglês jogging (corrida) e plocka upp (apanhar), em sueco, o plogging é a nova tendência de fitness. E traz benefícios também ao ambiente e à sociedade.


Texto e imagem aqui

Um saco de plástico, roupas confortáveis e um par de ténis de corrida é tudo o que é preciso para melhorar a sua condição física e... fazer do mundo um lugar mais limpo. O plogging combina a atividade física com a recolha de lixo durante o trajeto e, segundo a aplicação sueca de saúde Lifesum, um utilizador comum gasta em 30 minutos uma média de 288 calorias a praticar este exercício.

Além de correr, os adeptos ao plogging realizam outros movimentos como a flexão das pernas ao recolher o lixo que foi atirado para o chão. Nada fica de fora: utensílios descartáveis, garrafas de plástico e embalagens vão para o saco e são, posteriormente, reciclados. A ideia sustentável de reaproveitar o lixo apanhado durante a prática desportiva é uma iniciativa da Lifesum com a organização sem fins lucrativos Keep America Beautiful, que fornece no seu site informações sobre os postos de reciclagem mais próximos.


"O lixo afeta a nossa qualidade de vida, o desenvolvimento económico e, muitas vezes, acaba por poluir os rios e oceanos prejudicando a vida dos animais que ali vivem. O plogging é brilhante porque é simples, divertido e ao mesmo tempo que o pratica ajuda a criar comunidades mais limpas, mais ecológicas e mais bonitas", sublinha Mike Rosen, vice-presidente sénior da Keep America Beautiful.

Embora a atividade tenha nascido na Suécia, a moda espalhou-se pela Europa principalmente através das redes sociais. Ao utilizar a hashtag #plogging, os utilizadores do Instagram partilham as conquistas da nova prática desportiva.

Sem comentários: