Desertos Verdes: plantações de eucalipto, agrotóxicos e água
"Desertos Verdes: plantações de eucalipto, agrotóxicos e água", dirigido por Marcelo Lopes e Ivonete Gonçalves , é um documentário realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia - CEPEDES. A partir de experiências vividas no campo por comunidades indígenas, quilombolas e camponesas no extremo Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, completado por estudos de ativistas de ONGs e Centros de Pesquisa, o filme faz um histórico e uma avaliação sobre a presença maciça das plantações de eucalipto e seus impactos.
O documentário registra o impacto grave sobre água e, sobretudo, mostra um impacto que passa muitas vezes invisível nas regiões dominadas pela monocultura de eucalipto: o sistemático envenenamento dos solos e das populações, por substâncias químicas, os Agrotóxicos.
O documentário denuncia sua aplicação por avião no Extremo Sul do estado da Bahia que agrava o fenômeno que os mesmos não só contaminam o lugar onde são jogados, mas toda uma região porque são levados à grandes distâncias pelo ar e pela água.
Mais do que um documentário, este trabalho é uma necessária reflexão sobre o uso de Agrotóxicos, que são venenos, em grande quantidade na monocultura de eucalipto.
Ao mesmo tempo, o filme espera motivar a todas e todos denunciar este envenenamento silencioso que ocorre no mundo inteiro onde estas monoculturas ocorram.
É preciso também denunciar o atual modelo de desenvolvimento centrado no Agronegócio, do qual a monocultura de eucalipto faz parte, que está devastando o nosso patrimônio social e natural e determina como as pessoas adoecem e morrem.
Sem comentários:
Enviar um comentário