quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Documentário: A Crise da Civilização (Legendado)


A Crise da Civilização é um documentário que investiga como as crises globais, como desastre ecológico, colapso financeiro, a diminuição das reservas de petróleo, o terrorismo e escassez de alimentos estão a convergir os sintomas de uma única falha do sistema global.
Tecendo filmagens e animações de arquivo, o cineasta Dean Puckett, o animador Lucca Benney e o analista de segurança internacional Dr. Nafeez Mosaddeq Ahmed - autor do livro  Guia do Usuário para a crise da civilização: E como salvá-la - oferecem um deslumbrante grito de alerta, provando que um 'outro mundo' não é apenas possível, mas está a caminho.
Como o livro no qual é baseado, o filme é composto por sete peças que exploram a dinâmica interconectada das crises globais como a Catástrofe climática; O Pico de energia; Pico dos Alimentos; Instabilidade económica; Terrorismo Internacional; E a tendência para a militarização - com uma secção final sobre o Mundo Pós-Pico.


O filme revela como a incapacidade de compreender o contexto sistémico destas crises, ligada à ideologia neoliberal, tem gerado uma tendência a lidar não com as suas causas estruturais profundas, mas apenas com os seus sintomas.
Isto levou à proliferação da guerra, terror, e o estado-terror, incluindo a invasão das liberdades civis, enquanto acelera a crise global, em vez de resolvê-la.
Nafeez argumenta que a solução real, é reconhecer a inevitabilidade da mudança civilizacional, e trabalhar em direção a uma transformação sistémica fundamental, baseado em formas mais participativas de vida, política, económica e cultural.

Página Oficial

Sem comentários: