domingo, 8 de maio de 2016

Dia Internacional do Burro



No dia 8 de Maio celebramos o Dia Internacional do Burro (DIB), uma iniciativa que pretende promover a dignificação de todos os burros. Na Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) zelamos pelo bem-estar dos asininos, e destacamos o Burro de Miranda, uma raça autóctone portuguesa ameaçada de extinção, que contribuiu de forma determinante para a ruralidade, cultura e história de Portugal.

Sendo o burro um animal dócil e resiliente, estóico e sociável, tem assumido, ao longo dos anos, os mais diversos papéis na convivência com os seres humanos, desde a sua domesticação há 7.000 anos. De animal de companhia a parceiro de trabalho, terapeuta e até professor, são muitas as valências deste animal que, ao contrário da conotação que muitas vezes é dada ao seu nome, é de facto muito inteligente.


Honrando a parceria entre burros e seres humanos, queremos sensibilizar a sociedade para as Cinco Liberdades Básicas dos Animais que devemos garantir aos animais domésticos para lhes proporcionarmos uma vida feliz. Este ano, destacamos a Liberdade do Medo e da Angústia.

A Liberdade do Medo e Angústia relembra-nos que devemos garantir segurança aos animais que temos sob a nossa responsabilidade, proporcionando-lhes vidas emocionais ricas, livres de sofrimento físico e mental. Podemos fazê-lo oferecendo-lhes companhia adequada e recorrendo a métodos de treino de reforço positivo, que os tornam animais mais confiantes e felizes. A Liberdade do Medo e Angústia é uma das Cinco Liberdades Básicas dos Animais incluídas num relatório pioneiro de 1979, que tinha por objetivo promover as condições básicas do bem-estar animal, face à crescente industrialização da sua produção. Na atualidade, as Cinco Liberdades são as grandes linhas orientadoras do bem-estar animal e são adoptadas e subscritas pelas instituições com responsabilidade no cuidado animal.

Aprende mais sobre as Cinco Liberdades Básicas dos Animais, aqui, e descobre também sobre os Direitos dos Animais aqui.

JUNTA-TE A NÓS!
Dá asas à tua criatividade! Junta os teus amigos, pede ajuda aos teus pais ou professores e faz um vídeo, fotografia, desenho ou texto de sensibilização para a importância do bem-estar animal, e em particular sobre a Liberdade do Medo e Angústia, em destaque este ano, uma das Cinco Liberdades Básicas. Mostra como te preocupas com os animais e inspira os outros a fazerem o mesmo.

Envia-nos a tua criação para o email aepga@aepga.pt durante o mês de Maio. Iremos publicá-la no site do Dia do Burro, nas redes sociais da AEPGA, fazendo-a chegar a cada vez mais pessoas. Também podes publicar nas redes sociais usando #diadoburro. Com isto, estarás a ajudar-nos a transmitir a mensagem de que todos os animais merecem uma vida mais feliz.

Não deixes de participar! Ajuda-nos a levar o Burro aos quatro cantos do mundo!



Sem comentários: