segunda-feira, 7 de março de 2016

Documentário da Semana: "The Superior Human?"


More info here

Este é um filme narrativo de 2012 do diretor e escritor Samuel McAnallen e da criadora Dra. Jenia Meng, com Gary Yourofsky, Drs. Steven Best, Bernard Rollin e Richard D. Ryder. É a primeira narrativa a desafiar metodicamente a convicção regular de que as pessoas são melhores do que diferentes tipos de vida. Ele recomenda que a confiança na prevalência humana é a razão da dizimação da terra e da brutalidade das criaturas. O filme está comprometido com o Dia da Terra.

Utilizando paródia e humor, o filme avalia e desacredita 18 argumentos frequentemente referidos por devotos da prevalência humana sobre diferentes espécies. A chave dessas alegações é o conhecimento humano.

O filme desacredita o dualismo cartesiano, fonte da divisão entre cérebro e corpo promovida por René Descartes. Descartes aceitava que as espécies não humanas não eram conscientes, portanto não podiam sentir dor.

Essa perspectiva é testada pelo Dr. Rollin. Dr. Ryder apresenta sua hipótese de especismo, um viés comparativo em consequência do preconceito. O filme recomenda que muitas sociedades ao redor do mundo tenham maior adoração por espécies não humanas do que as religiões abraâmicas.

Sem comentários: