domingo, 5 de junho de 2011

Animação da semana- Florestas: a Natureza ao seu Serviço

Dia Mundial do Ambiente


Esta curta-metragem , narrada pelo actor / director / produtor e vencedor do Óscar, Sir David Attenborough, destaca o papel que as florestas podem desempenhar no desenvolvimento nacional, numa economia mais verde e na mitigação das alterações climáticas. Esta animação também analisa a situação actual e algumas soluções de transformação.
http://www.unep.org/forests
http://www.unep.org/wed

Índia é nomeada sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011  

WED-LOGO-2011-PT_WEB
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou  a  4 de Março de 2011 que a Índia, uma das economias que mais investe em crescimento verde, será, pela primeira vez, a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente – WED, no dia 5 de junho de 2011.
O tema deste ano, “Florestas: a Natureza a seu Serviço“, ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.

A Índia é um país com cerca de 1,2 bilião de pessoas e boa parte delas exerce forte pressão sobre as florestas. Isso ocorre principalmente nas áreas densamente povoadas, onde as pessoas cultivam nas margens das florestas e onde as áreas de pastagem contribuem para a desertificação.

Tendo em vista a grande procura socioeconómica sobre as florestas, o governo indiano encontrou algumas soluções de modo a estabelecer um sistema de plantio de árvores para combater a degradação dos solos e a desertificação.

No processo de conservação de seu ecossistema, a Índia introduziu com êxito projectos de monitorização de plantas, animais, água e de outros recursos naturais do país. Lançou, ainda, um programa de arborização cujas verbas compensatórias são usadas para melhorar a protecção florestal, a protecção de áreas verdes e da água.

Sobre a escolha da Índia como o país-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011, Achim Steiner, Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, explica: “Em aproximadamente 40 anos de história do WED, as cidades e comunidades da Índia encontraram-se entre as mais proativas, com um número incalculável de eventos a cada ano em todo o país “.

Este facto é reiterado pela implementação do Fundo de Energia Limpa no seu orçamento nacional. Ele fornece subsídios para a tecnologia verde, base para o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que estabelece metas específicas sobre questões como a eficiência energética e o fortalecimento de um ecossistema sustentável.
A Índia está actualmente a desenvolver um dos maiores projectos de energia verde no mundo, que vai gerar cerca de 20 mil megawatts a partir da energia solar e 3.000 megawatts a partir de  parques eólicos. A primeira fase do projecto de US$ 50 biliões terá início no próximo ano.

Segundo o Dr. T. Chatterjee, Secretário de Meio Ambiente e Florestas da Índia “oferecer-se para sediar o WED é outra demonstração do seu forte compromisso em trabalhar com a comunidade mundial para o desenvolvimento sustentável. A celebração marcará o início de uma série de eventos que levarão à realização da XI Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e inaugurará as comemorações da Década Internacional para a Biodiversidade”.

Duas das mais importantes cidades da Índia – Mumbai e Nova Deli – serão o palco para as comemorações deste ano. O objectivo é desenvolver uma série de actividades que inspirarão pessoas de todo o mundo a tomarem medidas em defesa do meio ambiente.

A comemoração do dia 5 de junho na Índia faz parte dos milhares de eventos que acontecerão em todo o mundo. O WED 2011 irá enfatizar a maneira que as acções individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de actividades que vão desde o plantio de árvores a campanhas de limpeza  nacionais.

A página web do WED 2011 incentiva, informa e envolve os seus visitantes de maneira interatciva. Oferece dicas diárias, informações e estatísticas sobre a conservação das florestas. E apresentarão uma plataforma na qual as pessoas de todo o mundo podem registar suas actividades, campanhas sociais e competições, de forma a alcançar e informar pessoas de todos os continentes.

Para visitá-la, acesse:
www.unep.org/WED. Todos podem organizar um evento e registá-lo no site do WED. Cada uma dessas acções individuais, quando tomadas colectivamente, ajudará a garantir serviços florestais essenciais para as próximas gerações.

Mais Informações

1 comentário:

Manuela Araújo disse...

Vou substituir o vídeo sobre o Dia Mundial do Ambiente na barra lateral do meu blogue por este :)