quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mileva Maric e Albert Einstein - recorte biográfico


Você verá que as minhas roupas estão em ordem. Que as minhas 3 refeições regulares por dia são servidas em meu quarto. Que o meu quarto e escritório estão sempre em ordem e que a minha mesa não é tocada por ninguém além de mim.
Você renunciará às suas relações pessoais comigo, exceto quando estas forem necessárias para aparências sociais.
Você não solicitará isso:
- Eu sento ao seu lado em casa...
-Deixa ele sair com você...
-Posso viajar com você....
Seu nome era Mileva Maric, filha de uma família de proprietários de terras do império austro-húngaro que, devido à sua grande inteligência, e graças ao pai, conseguiu cursar o ensino médio na Áustria e ingressar no Instituto Politécnico Federal de Zurique; Antes de prestar o vestibular de matemática, estudou medicina na Escola Federal de Berna, na Suíça. Numa época em que as oportunidades de estudo para as mulheres eram muito restritas, no final do século XIX, e apesar da sua grande capacidade intelectual, ela era severamente vigiada por ser a única estudante do sexo feminino.
Foi no Instituto Politécnico que conheceu a companheira com quem teria uma filha antes de casar. É possível que esta menina tenha sido entregue para adoção, mas não há clareza sobre o seu destino.
Mais tarde eles se casam e Mileva tem que abandonar os estudos para cuidar da família e sustentar o marido que não consegue ganhar o suficiente no escritório de patentes onde trabalhava e para ele terminar de escrever sua tese.
Pouco depois, nasceu seu segundo filho. Mileva continuou a fazer os trabalhos domésticos e dedicou-se a alugar quartos para estudantes para sustentar o salário insuficiente do marido.
Seis anos depois da segunda gravidez, o terceiro filho nasceu com problemas de saúde mental. Foi quando o seu casamento começou a desmoronar e seu cônjuge acabou se envolvendo com um primo da família.
Ele decide permitir que ela fique em casa em troca de que ela mantenha as regras rígidas listadas na carta citada.
Apesar de serem vistos como um casal modelo, a separação e o divórcio não puderam ser evitados.
Durante a vida de casado, dedicou-se a desenvolver uma teoria que lhe permitisse ganhar o Prémio Nobel. Há evidências de que foi ela quem lançou as bases para essa teoria.
Após a separação, Mileva dedicou-se inteiramente a cuidar dos filhos e, graças a ela, o filho mais velho pôde concluir os estudos de engenharia na mesma escola onde conheceu o marido. Mas Mileva nunca mais conseguiu se dedicar à ciência. Ela morreu em 4 de agosto de 1948 em Zurique, Suíça, mergulhou na pobreza e foi enterrada no cemitério Northeim Friedhof, em Zurique. Algum tempo depois tiveram que retirar a sua lápide porque ninguém pagava os impostos necessários.
O marido de Mileva Maric se chamava... Albert Einstein.

Sem comentários: