quarta-feira, 7 de novembro de 2007

André Gorz



Filósofo francês pioneiro nas ideias de ecologia política

André Gorz, que se suicidou, aos 84 anos, junto com sua esposa incuravelmente doente, foi um dos principais filósofos sociais do século XX e um pioneiro da ecologia política. Membro do comitê editorial (1961-74) de Les Temps Modernes, de Jean-Paul Sartre, e cofundador do semanário de esquerda Le Nouvel Observateur, foi também associado por algum tempo ao bimestral ecológico Le Sauvage, onde muitos dos artigos coletados no inovador Ecology As Politics (1975) foram publicados.

Ele argumentou que uma ecologia política significativa deve implicar uma crítica do pensamento econômico em geral, com base em que qualquer concepção adequada de riqueza deve necessariamente exceder a noção empobrecida de "valor" do economista. Esse fio percorreu seus escritos posteriores, que se concentraram particularmente nas questões da transformação do trabalho e do tempo de trabalho, vislumbrando a possibilidade de que os ganhos de produtividade possibilitados pelo capitalismo pudessem ser usados ​​para melhorar a vida individual e social, em vez de intensificar a competição econômica implacável e divisão social.

Em livros como Farewell to the Working Class (1982), Paths to Paradise (1985), Critique of Economic Reason (1988), Reclaiming Work (2000) e o ainda não traduzido L'Immatériel, Gorz argumentou que estamos nas garras de um sistema que está abolindo o trabalho como o conhecemos: o problema não era a destruição do emprego como tal, mas os esforços irracionais do novo sistema para perpetuar a ideologia do trabalho como fonte de direitos - e, mais importante, do direito à um rendimento. Apesar das ligações de longa data de Gorz com os sindicatos, ele olhava cada vez mais além do proletariado marxista tradicional para implementar seu programa "radical reformista", que defendia um êxodo em massa das relações de trabalho e das relações sociais baseadas na mercadoria.

Nascido Gerhard Hirsch em Viena, filho de um comerciante judeu e de uma secretária católica, teve seu nome alterado para Horst em 1930, aos sete anos, por ocasião da conversão de seu pai à religião de sua mãe. Depois de fugir da Áustria em 1939, um ano após sua anexação pela Alemanha nazista, estudou durante a guerra em Lausanne, onde trocou a língua alemã pelo francês e obteve um diploma em engenharia química.

Um fascínio pela filosofia de Sartre - notadamente refletido em sua primeira obra publicada O traidor (1958) - levou ao encontro deles em 1946, e os dois permaneceram próximos até meados da década de 1970. Em 1949, Gorz mudou-se para Paris com sua esposa inglesa Dorine, que conheceu na Suíça, onde ela trabalhava como atriz. Ele trabalhou para o Movimento Cidadão Mundial, uma organização utópica que defende o governo mundial, antes de iniciar, em 1952, uma carreira jornalística na Paris-Presse, como Michel Bosquet. Sob esse nome, ele passou a desfrutar de uma reputação destemida no L'Express (1955-64) e no Le Nouvel Observateur.

Mas foi como André Gorz - pseudónimo tirado do nome estampado nas lunetas do exército austro-húngaro de seu pai - que escreveu para Les Temps Modernes e publicou trabalhos teóricos, como Stratégie Ouvrière et Néo-Capitalisme (1964), um projeto para a ação socialista, que teve uma grande influência na esquerda italiana e alemã.

Os eventos parisienses de maio de 1968 confirmaram sua crença na possibilidade de uma convergência entre sua visão humanista do socialismo, baseada na busca da autonomia individual, e os objetivos emancipatórios de movimentos sociais mais amplos. Ele também foi fundamental nessa época ao apresentar os escritos de seus amigos Herbert Marcuse e Ivan Illich a um público francês que deveria ser singularmente receptivo às suas ideias.

Os anos turbulentos após 1968 viram conflitos internos na Les Temps Modernes: Gorz renunciou em 1974. Mais ou menos na mesma época, sua oposição à indústria nuclear levou a conflitos com a administração do Nouvel Observateur, a sua saída daquela revista e uma virada mais acentuada à política ecológica.

Seu último livro foi, em muitos aspectos, uma extensa carta de amor para sua fiel aliada Dorine, que por muitos anos sofria de uma aracnoidite debilitante, inicialmente diagnosticada erroneamente. Lettre à D, um sucesso comercial surpresa de 2006-07, permitiu a Gorz pagar uma dívida que ele sentiu ter incorrido ao distorcer o retrato de Dorine em seus primeiros escritos sartreanos. Nela, ele também anunciou que os dois decidiram que não queriam sobreviver um ao outro.

Eles foram encontrados deitados lado a lado. Amigos receberam a notificação da morte nos seguintes termos: "Gérard Horst e sua esposa Dorine se uniram na morte como estavam unidos pela vida". Nicolas Sarkozy saudou Gorz "como uma grande figura da esquerda intelectual". Os moradores da vila do casal os descreveram como pessoas simples e acolhedoras. Suspeito que meu amigo despretensioso teria achado o último tributo mais comovente.

· André Gorz (Gérard Horst, Michel Bosquet), filósofo, nascido em fevereiro de 1923; morreu em 22 de setembro de 2007

Sem comentários: