quarta-feira, 10 de maio de 2006

Estudo do IPO- substâncias prejudiciais à saúde e ao ambiente

Estudos- lista compilada e retirada das conclusões, em 11 de Maio de 2006 do Ciclo de Conferências Ambiente e Cancro 2005/2006, organizado conjuntamente pela LPCC e IPO-Porto

Procure nas embalagens de produtos que usa em casa estas substâncias...são prejudiciais à saúde e ao ambiente

METODOLOGIA

As seguintes substâncias foram detectadas após análise toxicológica e alergológica de produtos de higiene (sabonetes; perfumes; dentífricos; toalhitas; leite protector; elixires; desodorizantes; champô e loção corporal), comprados em grandes superfícies, optando-se por marcas de qualidade

Alpha-isomethyl ionone - Desregulador do SNC (sistema nervoso central) .
Benzyl salicylate - Sensitizador dérmico.
BHT - Teratogénico. Suspeito de ser carcinogénico. Irritante para olhos e pele.
Butyl methoxydibenzoylmethane - Causa erupções cutâneas. É um foto-alergénio, o que significa que a luz do sol desencadeia a reacção. Sofre fotodecomposição, o que pode levar à formação de compostos tóxicos.
Butylphenyl methylpropional - Uso restrito no UK devido ao elevado potencial de sensitização. Em animais causa deformações em esperma e perturbaçãos no SNC.
Butylparaben - Desregulador hormonal.
Cetyl alcohol - Causa dermatite.
CI 15510 - Efeitos por estudar.
CI 16035 - Associado a tumores linfáticos.
CI 17200 - Efeitos por estudar.
CI 42053 - Carcinogénico em animais, irritante para os olhos, pele e aparelho respiratório.
CI 47005 - Corante que pode causar asma, dermatite e sensitização de contacto. Pode conter impurezas que são neurotóxicas e carcinogénicas. Proibido na Austrália, EUA e Noruega.
C12-15 alkyl benzoate - Efeitos por estudar
CI 42090 - Pode causar hiperactividade, erupções cutâneas e é um agente carcinogénico potencial.
CI 59040 - Proibido na UE para quaisquer usos em que possa entrar em contacto com as mucosas dos olhos, boca, nariz, aparelho respiratório e orgãos genitais.
CI 60730 - Efeitos por estudar Carrageenan - Associado com cancro gastrointestinal em animais. É possível que actue como desencadeador de cancro da mama em humanos.
Citronellol - Pode causar irritação dérmica severa. Também usado como pesticida.
Cocamidopropyl betaine - Detergente irritante para a pele e olhos, pode estar contaminado com diethanolamine que, quando combinado com formaldeído (há ingredientes que o libertam durante armazenamento), poduz nitrosaminas que são carcinogénicas.
Coumarin - É absorvido rapidamente por via dérmica ou oral. Vários tipos de coumarin foram já proibidos na UE. Em animais pode causar cancro do pulmão e do fígado. Tóxico para os rins.
Dimethicone - Irritante para a pele. É um amaciador sintético à base de silicone que forma um filme à superfície da pele (dá a sensação de pele macia) e impede que ela respire.
Disodium EDTA - Irritante para a pele e olhos. Altera a estrutura dérmica e facilita a penetração de outros compostos.
Distearyldimonium chloride - Estudos sobre eventual impacto na saúde são inexistentes.
Etidronic acid - Irritante para a pele e aparelho respiratório, muito irritante para os olhos com risco de danos oculares, LD50 para ratos é 1,8 g/kg.
Ethylparaben - Desregulador hormonal.
Ethylhexyl methoxycinnamate - Aumenta o risco de cancro da pele. Desregulador hormonal.
Geraniol - Irritante dérmico. Sensitização.
Glyceryl oleate - Alergénio dérmico.
Glyceryl stearate - É sensitizador e causa dermatites de contacto Hexyl cinnamal - Um dos alergénios de contacto mais encontrados em cosmética.
Hydrated silica - Enfraquece o esmalte devido à abrasão. Pode causar inflamação das gengivas.
Hydroxycitronellal - Alergénio de contacto. Irritante pulmonar.
Isobutane - Pode causar dores de cabeça, dificuldades em respirar, náusea, vómitos, sintomas de bebedeira e, em doses altas, convulsões e coma. Bioacumula-se no leite materno.
Isobutylparaben - Desregulador hormonal.
Isopentane - Causa dificuldades respiratórias, tem efeito anestésico na pele, pode alterar o ritmo cardíaco, desencadear dores de cabeça e irritar o nariz e garganta. É um dos componentes importantes do vapor de gasolina.
Limonene - Insecticida comum. Agente potente de sensitização. Pode causar asma. Produz tumores e defeitos de nascimento em animais.
Linalool - Irritante para a pele, olhos e aparelho respiratório. Em animais causa perturbações do SNC e afecta o controle muscular.
PEG-150 distearate - Irritante dérmico.
Methylparaben - Desregulador hormonal.
Methylchloroisothiazolinone - Alergénio forte. Persistente na pele. Causa danos neuronais. Mutagénio potencial. Suspeito de ser carcinogénio devido à sua acção corrosiva na pele.
Octocrylene - Irritante dérmico. Pertence ao grupo do cinnamates, alguns dos quais são desreguladores hormonais. Investigação preliminar aponta paraque os cinnamates, em baixas doses, causem morte prematura das células dérmicas.
Oxidized polyethylene - Pouco estudado. Considerado tóxico por ingestão.
Palmitic acid - Causa dermatites de contacto
Paraffinum liquidum - Pode estar contaminado por PAHs, que têm sido implicados no cancro da mama.
PEG-150 distearate - Irritante dérmico.
PEG-100 stearate - Pode conter impurezas ligadas ao cancro da mama (como o 1,4 dioxane e o ethylene oxide).
PPG-15 stearyl ether - Alergénio de contacto. Tóxico para organismos aquáticos.
Phenoxyethanol - Extremamente irritante no contacto com os olhos. Muito irritante no contacto com a pele, ingestão ou inalação. Tóxico para rins, fígado e sistema nervoso
Propylparaben - Desregulador hormonal.
PTFE - Carcinogénico. Causa defeitos de nascimento e enfraquece o sistema imunitário.
Poloxamer 407 - Surfactante potencialmente contaminado com 1,4-dioxane e ethylene oxide, impurezas ligadas ao cancro da mama.
Propylene glycol - Irritante para olhos e pele. Altera a estrutura dérmica, o que permite a outros tóxicos penetrar mais profundamente na pele.
Salicylic acid - Irritante, seca a pele e cria foto-sensitização dérmica.
Sodium benzoate - Agente alergénico e sensibilizador, pode causar asma, urticária, rinite e choque anafiláctico em exposição dérmica.
Sodium hydroxide - Irritante dérmico (muito usado em detergentes para limpeza de fornos e canos).
Sodium laureth sulfate - Detergente que causa irritação ocular e está potencialmente contaminado com 1,4-dioxane, impureza ligadas ao cancro da mama.
Sodium Lauryl Sulfate - Irritante para as mucosas. Pode causar aftas e eczema de contacto. Carcinogénio potencial.
Sodium saccharin - Carcinogénico. Proibido nos EUA.
Sodium fluoride - Pode causar fluorose dental, osteoporose, hipersensibilidade, náusea, vómitos e diarreia. Num tubo de pasta de 100 ml há fluor suficiente para matar uma criança pequena.
Stearic acid - Alergénio dérmico.
Stearyl alcohol - Pode causar alergias ou dermatites de contacto
Styrene/acrylates copolymer - Pode causar depressão, falhas de concentração, astenia, náusea, toxicidade hepática e renal. Carcinogénico humano provável.
Triclosan - Causa úlceras, morte prematura dos tecidos gengivais, mata a fauna microbiana patogénica mas também mata a útil, deixando o ecossistema bucal desprotegido, à mercê de oportunistas. O triclosan é químicamente muito semelhante às dioxinas (que são os químicos mais tóxicos que se conhece) e pertence à classe dos clorofenóis, um grupo implicado em cancros em animais.
Triethanolamine - Causa dermatite de contacto, pode formar nitrosaminas (que são carcinogénicas) durante o armazenamento ou na pele/no corpo após absorção. A exposição crónica causa danos ao fígado e rins.
Tetrasodium EDTA - Irritante dérmico, dermatite de contacto, alergénio de contacto.
Yellow 5 (CI 19140) - Associado a reacções alérgicas em animais.
PVM/MA Copolymer - Estudos sobre eventual impacto na saúde são inexistentes.



Existem soluções?
As melhores formas de tratar o cancro, estimular a ética no investimento e a responsabilidade empresarial bem como proteger a saúde e o ambiente passará por
3.1.Prevenção, Prevenção, Prevenção
3.2.Princípio da Precaução
3.3.Inversão do ónus da prova
3.4.Produção Limpa/Descarga zero
3.5.Avaliação por grandes classes químicas
3.6.Participação pública no processo de decisão
Todas as novas intervenções e tecnologias têm de se provar seguras antes da comercialização... ou continuaremos a ser expostos indevidamente.
Isso inclui os químicos, mas também os transgénicos, a nanotecnologia, etc...(Conclusões IPO- adaptado)

Sem comentários: