terça-feira, 16 de maio de 2006

Ancient Forest Destruction- um filme de Julien Temple


Video postado por GreenpeaceUK (obteve Prémio Panda 2002)

Este filme inicia-se com uma família humana com o actor Andy Serkis (Gollum em Senhor dos Anéis) e Emma Fielding (Private Lives, Londres), enfrentando a aterradora destruição da sua casa por serras-eléctricas e grandes máquinas. Esta cena é, até então, sobreposta por uma incrível paisagem exótica das florestas remanescentes com sua real destruição.

No que diz o narrador Ewan McGregor, num trecho do filme, uma antiga zona de floresta do tamanho de um campo de futebol desaparece a cada dois segundos - no que, se somarmos nos últimos 10 anos, é uma área maior do que a França e Espanha juntas. O gorila que aparece na cena, segue pilhas de madeira (paletes), desde sua antiga casa na floresta até os países consumidores, onde mostra a forma em que se termina estas madeiras (papel higiénico, portas e painéis).

Sir David Attenborough outro narrador, termina com um forte apelo aos governos do mundo para limpar os madeireiros comerciais e para a proibição das madeiras extraídas ilegalmente. Estes governos detêm o poder de escolher literalmente entre guardar ou eliminar o restante das antigas florestas.


Texto traduzido por Margarida Caetano

Sem comentários: