quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Dia Mundial da Filosofia

"A maior descoberta da minha geração é que o ser humano pode alterar a sua vida alterando as suas atitudes." William James (Nova Iorque, 11 de janeiro de 1842 – Tamworth, 26 de agosto de 1910)


História
Este dia foi implementado na 33ª. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que ocorreu de 3 a 21 de outubro de 2005, através da Resolução 37.

Objectivos
Ao celebrar o Dia Mundial da Filosofia a cada terceira quinta-feira de novembro, a UNESCO destaca o valor duradouro da ciência para o desenvolvimento do pensamento humano, cultura e indivíduos.

Neste ano, em 16 de novembro, a Unesco afirma que a filosofia é uma disciplina inspiradora e uma prática cotidiana que pode transformar sociedades. 

Sociedade mais tolerante e respeitosa
Ao possibilitar a descoberta da diversidade das correntes intelectuais no mundo, a ciência estimula o diálogo intercultural. Ao despertar as mentes para o exercício do pensamento e o confronto racional de opiniões, ela ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e respeitosa. 

Para a Unesco, o seu estudo contribui para entender e responder aos grandes desafios contemporâneos, criando as condições intelectuais para a mudança.

No Dia Mundial da Filosofia, Unesco busca inspirar sociedade mais tolerante e respeitosa

Celebração
Neste dia, que a agência da ONU acredita ser para o exercício coletivo de pensamento livre, racional e informado sobre os principais desafios de nosso tempo, os parceiros são incentivados a organizar diversos tipos de atividades.

Eles podem ser diálogos filosóficos, debates, conferências, workshops, eventos culturais e apresentações em torno do tema, com a participação de filósofos e cientistas de todas as áreas das ciências naturais e sociais.

Ciências humanas
A Unesco explica que a filosofia, parte das humanidades, questiona todas as dimensões da vida humana. 

A agência aponta que sempre esteve intimamente ligada à filosofia, definida como uma "Escola da Liberdade" numa das suas principais publicações. 

Por meio do questionamento crítico, a filosofia dá significado à vida e à ação no contexto internacional.

A ligação entre filosofia e Unesco decorre da investigação sobre a possibilidade e condições necessárias para o estabelecimento de paz e segurança de longo prazo no mundo.

Por meio de seu trabalho intelectual, em diálogo com outras disciplinas das humanidades e ciências sociais, a filosofia contribui para respostas institucionais aos problemas de transformação social, refletindo o pluralismo de experiências e culturas ao redor do mundo.

As humanidades e a filosofia lidam não apenas com o legado tradicional derivado de culturas e tempos passados, mas também com os desafios que o mundo enfrenta atualmente: a pluralidade de identidades, línguas, migração, mudanças ambientais, pensamento crítico sobre teoria, ação e políticas. 

Esses legados e dinâmicas alimentam abordagens inventivas para a mudança social.

Links relacionados
Dia Mundial da Filosofia | UNESCO [en]
Dia Mundial da Filosofia | Organização das Nações Unidas [en]
Dia Mundial da Filosofia | Direção-Geral da Educação

Sem comentários: