quarta-feira, 26 de abril de 2023

Um Retrato do Norte: Arne Næss


Arne Naess, um filósofo norueguês cujas ideias sobre a promoção de um relacionamento íntimo e abrangente entre a terra e a espécie humana inspiraram ambientalistas e ativistas políticos verdes em todo o mundo, nasceu há 100 anos em 27 de janeiro de 1912. Quando Næss morreu envelhecido 96, não foi apenas o filósofo mais conhecido da Noruega, mas também um pioneiro mundial com suas obras e teorias inspiradoras.

Ativista e desportista
As suas habilidades não se limitaram ao campo académico. Næss foi um alpinista notável, que em 1950 liderou a expedição que fez a primeira subida de Tirich Mir (7.708 m). Em 2005, ele foi condecorado como Comandante com a Estrela da Real Ordem Norueguesa de St. Olav por trabalho socialmente útil. Além disso, ele era um ativista. Em 1970, junto com um grande número de manifestantes, ele se acorrentou às rochas em frente a Mardalsfossen, uma cachoeira em um fiorde norueguês, e se recusou a descer até que os planos de construir uma represa fossem abandonados. Embora os manifestantes tenham sido levados pela polícia e a represa tenha sido construída, a manifestação lançou uma fase mais ativista do ambientalismo norueguês. Em 1958, Arne Næss fundou a revista interdisciplinar de filosofia Inquiry.

Ecologia Profunda e Nova Ética Ambiental
O mundo, especialmente, o conhece melhor como o fundador da ecologia profunda. A ecologia profunda é uma filosofia ecológica contemporânea que reconhece o valor inerente de todos os seres vivos, independentemente de sua utilidade instrumental para as necessidades humanas. A filosofia enfatiza a interdependência dos organismos dentro dos ecossistemas e dos ecossistemas entre si dentro da biosfera. Ele fornece uma base para os movimentos ambientais, ecológicos e verdes e promoveu um novo sistema de ética ambiental.

Uma teoria inovadora
O princípio central da ecologia profunda é a crença de que, como a humanidade, o ambiente vivo como um todo tem o mesmo direito de viver e florescer. A ecologia profunda se descreve como “profunda” porque persiste em fazer perguntas mais profundas sobre “por que” e “como” e, portanto, está preocupada com as questões filosóficas fundamentais sobre os impactos da vida humana como uma parte da ecosfera, em vez de com uma visão restrita. visão da ecologia como um ramo da ciência biológica, e visa evitar o ambientalismo meramente antropocêntrico, que se preocupa com a conservação do meio ambiente apenas para exploração por e para fins humanos, o que exclui a filosofia fundamental da ecologia profunda.

Næss, durante a sua vida frutífera, casou-se duas vezes, primeiro com Else Marie Hertzberg ,com quem teve dois filhos. Ela faleceu antes dele. Mais tarde ele se casou com Kit Fai, uma estudante chinesa quatro décadas mais nova, que conheceu quando tinha 61 anos.

Biografia e Bibliografia

Site:

Filmes, entrevistas e documentários

Saber mais:

Sem comentários: