quinta-feira, 16 de março de 2023

As 20 profissões mais suscetíveis de serem substituídas pelo ChatGPT


A automatização promovida por ferramentas de Inteligência Artificial pode diminuir a necessidade de humanos no desempenho de certas funções.

O ChatGPT é um programa de processamento de linguagem de Inteligência Artificial (IA) criado pela OpenAI, que interage com o utilizador sob a forma de diálogo. Esta característica torna possível ao ChatGPT responder a perguntas, admitir erros e desafiar premissas incorretas.

Qualquer pessoa que tenha passado alguns minutos a brincar com o ChatGPT compreenderá as preocupações e esperanças que esta tecnologia gera para o futuro da humanidade. O chatbot é capaz de responder a todo o tipo de questões, desde programação, composição musical, aplicação da Lei e questões históricas. Com empresas como a Microsoft, a Slack, e Salesforce a adicionar ferramentas de IA aos seus produtos, será provável assistirmos, sobretudo, a um impacto nos empregos de escritório.

A indústria dos media já está a começar a experimentar conteúdos gerados pela IA – o Buzzfeed anunciou que irá utilizar tecnologia do ChatGPT para gerar novas formas de conteúdo.

Nem os programadores estão a salvo do ChatGPT. As ferramentas de IA podem escrever código com mais rapidez e precisão do que os programadores humanos. Contudo, a maior parte do código escrito pela IA é simples e serve uma função particular. A IA não pode analisar problemas com o código ou encontrar soluções, uma vez que não tem a capacidade de pensamento crítico.

Num artigo publicado pelo Massachussets Institute of Technology, nos Estados Unidos da América, concluiu-se que o ChatGPT substitui especialmente o esforço do trabalhador em vez de complementar as suas competências, reestruturando as suas tarefas. Isto significa que o chatbot pode agilizar a preparação e planeamento de atividades ao gerar ideias. A investigação argumenta ainda que a exposição ao ChatGPT aumenta a satisfação no trabalho e a autoeficácia.

Noutra investigação, conduzida nas Universidades de Princeton e de Nova Iorque, foram identificadas as profissões mais suscetíveis de serem afetadas pelo ChatGPT. Os resultados do estudo sugerem grandes mudanças para aqueles que exercem profissões como professores, sociólogos ou ligadas ao telemarketing, enquanto pessoas com ocupações mais físicas, como bailarinos ou trabalhadores têxteis, podem preocupar-se menos com o facto de o ChatGPT aparecer no seu local de trabalho.

Com base na tecnologia da OpenAI, o software pode esboçar conversas contextuais e respostas por correio eletrónico a questões de serviço ao cliente, por outro lado. Pode, também, ajudar os operadores a criarem categorias de clientes para direcionar publicidade e escrever listas de produtos para o comércio eletrónico.

Segundo o estudo, estas são as profissões mais afetadas pelo ChatGPT:
  1. Telemarketers
  2. Professores de Língua e Literatura Inglesa
  3. Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras
  4. Professores de História
  5. Professores de Direito
  6. Professores de Filosofia e Religião
  7. Professores de Sociologia
  8. Professores de Ciência Política
  9. Professores de Justiça Penal e de Aplicação da Lei
  10. Sociólogos
  11. Professores de Serviço Social
  12. Professores de Psicologia
  13. Professores de Comunicação
  14. Cientistas políticos
  15. Professores de Estudos Culturais
  16. Árbitros e Mediadores
  17. Juízes e Magistrados
  18. Professores de Geografia
  19. Professores de Ciências Bibliotecárias
  20. Psicólogos clínicos, escolares e Terapeutas
Para saber mais

Sem comentários: