sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Simulação arrepiante prevê o que pode acontecer numa guerra nuclear entre a Rússia e a NATO: 92 milhões de mortos em poucas horas

Conhecido como “Plano A“, a animação de quatro minutos visa destacar as terríveis consequências potenciais do conflito entre a Rússia e os países da NATO.


Foi criado por pesquisadores da Universidade de Princeton que trabalham com o Programa de Ciência e Segurança Global.

O modelo prevê que quase 92 milhões de pessoas morreriam em poucas horas – muitas delas nos primeiros 45 minutos.

Um conflito tão devastador deixaria mais 56 milhões de feridos – sem incluir as mortes posteriores por precipitação nuclear e outros efeitos.

Esta fase devastadora da guerra pode resultar em 3,4 milhões de baixas em apenas 45 minutos.

Na fase final do conflito, ambos os lados teriam como alvo as 30 maiores cidades e centros económicos um do outro, com entre cinco e 10 armas nucleares para cada um, para tentar impedir que o outro lado se recuperasse após a guerra.

Um movimento tão drástico, acreditam os pesquisadores de Princeton, levaria a mais 91 milhões de vítimas no espaço de horas.

O vídeo foi lançado originalmente em 2017, mas ganhou nova atenção após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro deste ano.

As fatalidades e baixas imediatas resultantes que ocorreriam em cada fase do conflito são determinadas usando dados do NUKEMAP . Todas as estimativas de fatalidade são limitadas a mortes agudas por explosões nucleares e seriam significativamente aumentadas por mortes ocorridas por precipitação nuclear e outros efeitos de longo prazo. A simulação foi desenvolvida por Alex Wellerstein , Tamara Patton , Moritz Kütt e Alex Glaser com a assistência de Bruce Blair , Sharon Weiner e Zia Mian . O som é de Jeff Snyder .

Fonte: Plan A
Notícia com gráficos aqui e aqui


Sem comentários: