sábado, 26 de fevereiro de 2022

Coma bastantes vegetais se quer ser mais feliz e alcançar um maior bem-estar


Os vegetais contêm uma variedade de nutrientes que ajudam a ter uma melhor saúde fisica. Este estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics sugere que, além da saúde física, os vegetais também podem promover uma boa saúde mental.

«Os vegetais contêm micronutrientes, como zinco, magnésio e ferro que são essenciais para a função mental», afirma a nutricionista Isa Kujawski, «eles também contêm antioxidantes que protegem o corpo do stress oxidativo, que tem sido associado à depressão e à ansiedade»

No estudo, os investigadores queriam tentar perceber o impacto na felicidade e no bem-estar psicológico com base no número de vegetais que as pessoas consomem. Recrutaram 75 participantes com idades entre os 18 e os 65 anos, que habitualmente consumiam poucos vegetais. Dividiram-nos em grupos de teste.

Durante oito semanas, os participantes receberam uma seleção de vegetais frescos ou congelados sendo que consumiram cerca de duas a quatro porções por dia, uma quantidade maior do que consumiam habitualmente.

Depois, os investigadores usaram a Escala de Felicidade Subjetiva (SHS) para avaliar a felicidade antes e depois do estudo.

Os resultados mostraram que aumentar o consumo de vegetais pode melhorar os níveis de felicidade

«As pontuações de SHS aumentaram quando foram consumidas maiores quantidades de vegetais», afirma diz Shanon Casperson, bióloga do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana de Grand Forks, USDA-Agricultural Research Services e uma das investigadoras do estudo.

Sem comentários: