quinta-feira, 11 de novembro de 2021

COP26: esperado texto "praticamente final" em dia dedicado a cidades e regiões

Os negociadores da cimeira do clima devem apresentar hoje um texto de conclusões.


Os negociadores da cimeira do clima em Glasgow, Reino Unido, devem apresentar hoje um texto de conclusões "praticamente final", segundo o presidente da conferência, Alok Sharma, num dia também dedicado às cidades e regiões.

Na quarta-feira Alok Sharma pediu "abertura e flexibilidade" aos negociadores e disse esperar para hoje um texto de resoluções "praticamente final".

A 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), termina na sexta-feira, quando se espera que dela saiam decisões para que o mundo evite um aquecimento global que vá além dos 1,5ºC (graus celsius) em relação à época pré-industrial.

Hoje, além de um balanço dessas conclusões, a cimeira debate a importância das cidades, regiões e ambiente construído na mitigação das emissões de gases com efeito de estufa.

Será o dia dos governos nacionais, das cidades e das regiões e da sua colaboração com o setor privado para um melhor ambiente construído, no sentido de se começar a luta contra as alterações climáticas a nível local para a partir daí se chegar ao nível global.

Vai falar-se por exemplo do que se pode fazer a nível dos municípios para um melhor ambiente, sem emissões de gases com efeito de estufa e ao mesmo tempo mais resistente aos efeitos das alterações climáticas.

Crise dos direitos da criança

No penúltimo dia da cimeira serão ainda discutidos temas como a crise climática e a crise dos direitos da criança, num debate organizado pela UNICEF; o caminho para acabar com a produção de combustíveis fósseis, ou a forma de impedir o colapso climático agindo sobre a Amazónia.

Duas outras organizações internacionais, a ambientalista "World Wide Fund for Nature" (WWF) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) estão também na organização de outros eventos que decorrem paralelamente às conversações para se encontrar um acordo final e consensual na sexta-feira.

Mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos estão reunidos até sexta-feira em Glasgow, na Escócia, na COP26 para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta a entre 1,5 e dois graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.

Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia de covid-19, segundo a ONU, que estima que, ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7 ºC.

Sem comentários: