sábado, 17 de abril de 2021

Dia Internacional da Apreciação dos Morcegos



Celebra-se hoje, dia 17 de abril, o Dia Internacional da Apreciação dos Morcegos. Tradicionalmente vistos como animais asquerosos e transmissores de doenças, esta má fama agravou-se com a pandemia da COVID-19, em que foi disseminado pela comunidade científica que uma espécie de morcego terá servido de intermediária entre outra espécie hospedeira e os humanos.

Mas os morcegos prestam um serviço muito importante no nosso dia-a-dia e que merece ser celebrado. Em Portugal temos 28 espécies de morcegos, sendo uma endémica da Ilha da Madeira, estando mais de metade destas espécies potencialmente ameaçada de extinção em território nacional.

Para que os morcegos nacionais continuem a desempenhar o seu papel no ecossistema, é preciso um maior investimento na proteção dos seus habitats, nomeadamente os habitats cavernícolas e mediterrânicos onde tantas colónias residem. Também é necessário maior investimento na monitorização regular destas espécies para colmatar as falhas de conhecimento atualmente existentes em quase um terço das espécies de morcegos presentes em Portugal. Por último, é preciso reforçar a educação das pessoas acerca destes magníficos animais, e apostar num ecoturismo sustentável a habitats onde estas espécies podem ser observadas com o mínimo de perturbação.

Sem comentários: