terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Portugal Livre de Minas | Publicação colaborativa *gratuita*


A publicação "Portugal Livre de Minas" é um projecto colaborativo criado em defesa de todas as terras portuguesas em risco de exploração mineira, em particular de lítio. Inclui uma compilação de textos, poemas, fotos e artivismo criados por vários indivíduos e colectivos, e pretende sensibilizar a população portuguesa para o impacto que a exploração de lítio terá nas zonas ameaçadas, nas quais muitos de nós temos raízes. 
DOWNLOAD AQUI

Sabemos que as baterias de lítio são promovidas como uma solução para a criação da tão desejada "energia limpa". Porém, é sabido que os impactos da mineração de lítio são enormes, incluindo a poluição das águas e dos solos, a degradação da vida e saúde das comunidades locais, e a alteração irreversível da paisagem. A "energia verde" não pode nem deve ser criada a qualquer custo. É urgente repensar as soluções que temos na mesa, mantendo as populações locais e as futuras gerações no centro na conversa. 

AJUDEM-NOS A DIVULGAR ESTE PROJECTO 
O nosso desejo é que esta publicação chegue longe, como sementes ao vento, e que o máximo número de pessoas possa ter acesso a ela, independentemente de terem ou não acesso a um computador ou à internet. Assim, incentivamos que divulguem esta zine não só nas redes sociais, mas também fora delas, imprimindo-a em casa da melhor forma que conseguirem e distribuindo-a nas vossas comunidades. 

Pela nossa terra livre, soberana e sagrada

Sem comentários: