Artigo de Jennifer Delgado, originalmente publicado pelo Rincón de la Psicología
Já começou. E nós somos o alvo.
O Gaslighting é uma forma de manipulação que nos faz duvidar de nossa própria sanidade – questionando o que experimentamos e vimos – para aceitar a realidade, opinião e perspectiva que o manipulador deseja impor .
Não é um fenômeno novo. Em “1984”, George Orwell já havia feito referência a um Ministério da Verdade, que se encarregava de reescrever a história e falsificar fatos, conforme a conveniência do sistema. Para conseguir isso, se recorria a todos os métodos à sua disposição, especialmente propaganda e mídia.
Mas como a realidade sempre supera a ficção, provavelmente estamos prestes a mergulhar na maior campanha de ‘gaslighting’ da história.
À medida que avançamos na desescalada e começamos a abrir nossas portas, forças diferentes tentarão nos convencer de que devemos voltar ao normal. Vão nos dizer que não há razão para temer – ou pelo menos não tanto. O vírus será minimizado novamente e até haverá quem o negue completamente.
Milhões serão gastos em publicidade para que possamos nos sentir à vontade novamente – com esse conforto que vem da ignorância motivada. Veremos anúncios em todos os formatos e em todos os sites com uma única promessa: retornar à normalidade.
O sistema de consumo se sente na “obrigação” de colaborar para “nos resgatar” para nos ajudar a apagar o sentimento de ansiedade que foi estabelecido, para que nos sintamos imortais novamente, voltemos à vida que tínhamos antes da crise, nos permitimos recuperar as velhas rotinas e nos fazer esquecer a tragédia. Em troca dessa promessa, devemos dar apenas uma coisa: a vida.
É mais fácil produzir consumidores do que subjugar escravos
“A indústria da publicidade é a que se dedicada à criação de consumidores. Este é um fenômeno que se desenvolveu nos países mais livres, como Grã-Bretanha e Estados Unidos. E a razão é muito clara. Ficou claro cerca de um século atrás, quando essa indústria percebeu que não seria fácil controlar uma população com o uso da força. Haviam conquistado muita liberdade: sindicatos, parlamentos com partidos operários em muitos países, o direito das mulheres de votar … Então, eles tiveram que encontrar outros meios para controlar as pessoas ” , escreveu Noam Chomsky. “Eles entenderam que era mais fácil criar consumidores do que subjugar escravos “.
Nas últimas décadas, o setor de publicidade trabalhou para encontrar o “problema” do consumidor para fornecer uma solução mais ou menos satisfatória. Quando o problema é prático, compramos uma estante de livros onde colocar os livros ou um aspirador de pó para limpar a casa. Quando o problema é emocional, a “solução” é mais complexa – embora isso não tenha impedido a Coca-Cola de prometer nos fazer felizes e a Apple de nos fazer sentir especiais.
O sistema de consumo nos conhece. Conhece nossas necessidades emocionais e joga com elas. Sabe que um consumidor consciente, aquele que pensa e se encarrega de sua vida, não é um bom consumidor. É por isso que ele precisa fazer todo o possível e impossível para esquecermos o sentimento de vulnerabilidade e o indício de mortalidade que essa crise gerou e que nos forçou a refletir sobre coisas mais importantes do que a marca de sapatos que usamos ou o modelo de smartphone que temos no bolso.
Nestas semanas, vimos muitas coisas que precisam ser mudadas. Precisamos fortalecer o sistema de saúde e sanitário. Precisamos apoiar pequenas empresas. Também precisamos defender grupos vulneráveis, como os idosos. E precisamos de políticos e funcionários responsáveis que sejam capazes de fazer bem o seu trabalho.
Vimos tudo isso. E isso é perturbador.
Mas também conseguimos vislumbrar como seria o mundo quando paramos um pouco e paramos de correr atrás de mil obrigações. Vivemos uma grande pausa que nos deu uma nova perspectiva. Uma vida em que não precisamos comprar para nos sentirmos bem. No qual não precisamos gastar excessivamente para continuar alimentando um sistema defeituoso em si que não funciona para todos. Chegamos à conclusão de que os relacionamentos são mais importantes que os bens.
Todos nós queremos normalidade. Claro. Mas podemos decidir a que normalidade retornaremos. Agora temos a oportunidade de moldar nosso “novo normal”. A alternativa é deixar a narrativa oficial conformar e limitar essa normalidade.
O sistema de consumo fará todo o possível para retornar ao normal antigo. Ele quer que compremos novamente, que deixemos de pensar. Que corremos novamente para comprar coisas que não precisamos. Que possamos nos trancar em nossa bolha novamente, com muita pressa para nos preocupar com os outros. Que fechemos os olhos novamente para o problema, cientes de que mal temos tempo para fechar os olhos para dormir.
O bombardeio para nos fazer acreditar que nunca vivemos o que vivemos será esmagador. A narrativa para moldar nossa vida pós-coronavírus já começou a nos fazer sentir normal novamente. Esse bombardeio virá das marcas, virá do governo e é provável que venha de ambas as direções. Virá da esquerda e da direita. De cima e de baixo. Empresas e governos estão prestes a se unir para novamente nos deixar inconscientes, alienar-se e retomar o papel de meros consumidores.
E para nos sentirmos seguros, eles nos dirão que os hospitais não eram uma zona de guerra, que era apenas um eufemismo. Que o número de mortos não foi tão alto – e é provável que diminua alguns. Que não vimos o fracasso da liderança e do sistema. Eles nos farão cair diretamente na pós-verdade, aquele “instrumento através do qual ‘verdades’ são criadas que não correspondem aos fatos, mas que acabam sendo validadas pela maioria com base em sua repetição incessante ou mecanismos semelhantes”, dizendo Chomsky.
Alguns estarão dispostos a acreditar em qualquer coisa para voltar a normalidade pela qual ansiava. Poderão se drogar com as dezenas de jogos de futebol que chegarão, aproveitarão o verão e voltarão ao escritório ou à fábrica – se tiverem sorte de que estes ainda estejam abertos – para esquecer tudo o que aconteceu o mais rápido possível, com a desculpa de que estão ocupados demais para mudar alguma coisa. E isso também o pressionará a esquecer o que viveu, se juntarão à campanha maciça de gaslighting para poder duvidar.
Então, talvez chegou a hora de respirar fundo e se perguntar o que você realmente quer fazer com sua vida. A qual “Novo Normal” você deseja retornar? Estamos diante de uma oportunidade única de redefinir tudo.
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