quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

O Lobo Pode Existir Sem Provocar Danos? Sim!!!

Por Lemuel Silva

"Cada alcateia tem o seu território e colhe dos benefícios que encontra disponíveis na sua terra.
Se no território de uma alcateia os pastores não permitirem que os seus animais se contem entre os "benefícios disponiveis" o lobo não terá outro remédio a não ser concentrar-se naquilo que lhe resta.
É perfeitamente possível vedar o acesso dos lobos aos nossos animais reduzindo os danos para zero. Basta guardarmos em local isolado/bem fechado os nossos animais à noite e vigia-los com a nossa presença/mastins durante o dia.
Ainda não inventaram um tipo de lobo capaz de atravessar tijolos ou que se atreva a atacar uma poderosa coligação de mastins/homens vigilantes.
As coisas apenas continuam a correr mal entre pastores e lobos porque os pastores não querem adoptar as medidas de maneio efetivas em questão, seja por desconhecimento, seja porque implicam maiores gastos económicos, seja apenas por má vontade.
Existe uma cultura anti-lobo muito enraizada...a maioria destas pessoas não possui qualquer consideração pelo lobo nem percebe o seu valor ecológico.
Assim, muito naturalmente, não estão para se chatear. Afinal de contas, qual a lógica em gastar mais dinheiro/alterar costumes apenas para ajudar a preservar um animal sem valor/interesse nenhum para a atividade e que não entendem? Que só prejudica? Enfia-se-lhe um balázio e pronto, fica o problema resolvido.
O grande problema da maioria dos Homens, nomeadamente dos pastores, não é ignorarem a importância ecológica do lobo (a ignorância à nascença é algo perfeitamente natural e ninguém tem culpa de não saber).
É acharem que, como Homens que são, são o centro do mundo e que as terras e outros recursos não pertencem também aos animais.
Todos os animais, nomeadamente o lobo ibérico, têm o direito de ter a sua presença/sustento acautelado".
Caros membros, somos chamados a sermos bons mordomos da natureza enquanto espécie dominante deste planeta extraordinário.
Usemos o nosso poder/capacidade para gerar abundância/riqueza em equidade para todos os seres vivos e não apenas para nós mesmos.
Como Homens somos chamados a respeitar/cuidar de todos.
Lemuel Silva, 2020


Sem comentários: