sexta-feira, 5 de junho de 2020

Sustentabilidade Como o "Novo Normal” - Uma Visão para o Futuro do Turismo


Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa de Turismo Sustentável One Planet, liderado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), anuncia sua nova visão para o turismo global – crescer melhor, mais forte e equilibrar as necessidades das pessoas, do planeta e da prosperidade.

A Visão One Planet  para a Recuperação Responsável do Setor de Turismo baseia-se nas Diretrizes Globais da OMT para Reiniciar o Turismo, com o objetivo de emergir mais forte e sustentável da crise do COVID-19.

Este esforço conjunto surge numa altura em que vários destinos em todo o mundo começam a aliviar as restrições de viagens e mobilidade e o setor do turismo prepara-se para retomar a sua atividade com as lições aprendidas com a pandemia.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “A sustentabilidade não deve mais ser um nicho do turismo, mas deve ser a nova norma para todas as partes do nosso setor. Este é um dos elementos centrais de nossas Diretrizes Globais para Reiniciar o Turismo . Está nas nossas mãos transformar o turismo e a saída do COVID-19 torna-se um ponto de viragem para a sustentabilidade.

Crescimento melhor, mais sustentável e resiliente
A sustentabilidade não deve mais ser um nicho do turismo, mas deve ser a nova norma para todas as partes do nosso setor
A Visão One Planet apela à recuperação responsável do setor do turismo , que se baseia na sustentabilidade, para reconstruir melhor. Isso sustentará a resiliência do turismo para estar melhor preparado para futuras crises. A Visão apoiará o desenvolvimento e implementação de planos de recuperação, que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o Acordo de Paris .

Numa altura em que os governos e o setor privado estão a embarcar no caminho da recuperação, é o momento certo para continuar a avançar para um modelo de turismo mais sustentável do ponto de vista económico, social e ambiental .

Setor privado comprometido em liderar pelo exemplo
Sabina Fluxà, Vice-Presidente e CEO do Iberostar Group , empresa internacional líder em Hotéis e Resorts, destacou que "é imperativo manter o foco na criação de uma maneira mais responsável e justa de viajar", acrescentando que "a Iberostar respondeu integrando a sustentabilidade em protocolos de segurança elevados e ainda mais comprometidos com nossas políticas de economia circular para garantir que qualquer novo resíduo seja gerenciado adequadamente.”

De acordo com Delphine King, diretora executiva da The Long Run, uma comunidade internacional de empresas de turismo baseadas na natureza, “Nossos membros conservam coletivamente mais de 20 milhões de acres de ecossistemas frágeis, e nenhum desses trabalhos parou apesar da pandemia e da pausa do turismo, demonstrando onde estão as prioridades.”

James Thornton, CEO da Intrepid Travel, fornecedora líder de experiências de viagens de aventura, pede ações comprometidas e ressalta que: “Acreditamos que a ação climática é um compromisso coletivo com a sustentabilidade de toda a indústria de viagens e do mundo que tanto amamos explorar ”

A Visão One Planet para a Recuperação Responsável do Setor do Turismo está estruturada em seis linhas de ação para orientar a recuperação do turismo responsável para as pessoas, o planeta e a prosperidade, nomeadamente saúde pública, inclusão social, conservação da biodiversidade, ação climática, economia circular e governação e finanças .

Sobre o Programa de Turismo Sustentável One Planet
O Programa de Turismo Sustentável One Planet visa aumentar os impactos do desenvolvimento sustentável do setor de turismo até 2030, desenvolvendo, promovendo e ampliando o consumo sustentável e práticas de produção que impulsionam o uso eficiente dos recursos naturais, enquanto produzem menos resíduos e abordam os desafios do clima mudança e biodiversidade. O Programa de Turismo Sustentável One Planet é liderado pela OMT, com os governos da França e da Espanha como co-líderes e em colaboração com o PNUMA.

Relatório
One Planet Vision for a Responsible Recovery

Sem comentários: