terça-feira, 26 de novembro de 2019

Dia Mundial Sem Compras: vamos refletir sobre o consumo consciente?


Um dia depois da Black Friday, o dia por excelência para todos os consumidores que procuram os preços mais baixos em vários produtos, celebra-se o Dia Mundial sem Compras, um marco internacional de protesto contra o consumismo.

No dia 26 de novembro, 60 países comemoram o Dia Mundial Sem Compras (Buy Nothing Day), uma forma de protesto contra o consumismo exagerado que existe no mundo inteiro.

Para os ativistas britânicos do Buy Nothing Day, a intenção não é mudar o estilo de vida do planeta num único dia. A ideia é despertar a consciência das pessoas para que percebam os impactos de seu consumo no meio ambiente. Todo consumo causa impacto – positivo ou negativo – na economia, nas relações sociais, na natureza e em cada indivíduo.

Além de nos fazer refletir sobre o consumo exagerado, o Dia Mundial Sem Compras também estimula os consumidores a questionarem a origem da fabricação dos produtos que elas utilizam, pedindo ações éticas das indústrias através da adoção quer de medidas de responsabilidade socioambiental ou nos padrões de produção.

Há algumas questões que deve colocar na altura de pensar em fazer compras:

Questione o porquê de querer o produto
Algumas pesquisas apontam o consumo desenfreado como um transtorno, o chamado TCC (Transtorno do Comprar Compulsivo). Claro que nem todo desejo é um transtorno, mas com a quantidade de mensagens de consumismo que somos confrontados, a tentação aumenta. No entanto, deve avaliar se realmente precisa daquilo, questionar a finalidade da compra e se é algo útil na sua rotina.

Pesquise sobre as marcas
Faça uma pesquisa junto das marcas e perceba quais as suas responsabilidades ambientais e sociais, os seus métodos de produção e a imagem que querem passar para o mundo.

Pense nas questões socioambientais
As escolhas de consumo têm um imenso impacto sobre o planeta. O consumo que faz rodar a economia é o mesmo que prejudica a própria economia. Os impactos ambientais do consumo agridem a qualidade e a disponibilidade da água, geram poluição do ar que leva a mudanças climáticas e geram resíduos em escala cada vez mais gigantesca.

Lembre-se que alguns tipos de embalagem, sem possibilidade de reutilização ou reciclagem, têm um grande impacto sobre o meio ambiente.

Seja um incentivador de mudança
Ajude os outros consumidores a refletirem sobre o impacto de suas escolhas a curto, médio e longo prazo. Partilhe marcas que já usou e que sabe como procedem, e assim eles poderão tomar decisões mais assertivas na hora de fazer as suas compras.

Sem comentários: