quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Sólida, robusta e indispensável. A ponte Luiz I fez 130 anos


A 31 de Outubro de 1886 foi inaugurado oficialmente o tabuleiro superior da Ponte Luiz I, conhecida entre os portuenses como Ponte D. Luis. O tabuleiro inferior apenas foi inaugurado em 1887.

Fora em 11 de Agosto de 1880 que se dera a abertura do concurso público para a concepção e construção de uma ponte que fizesse a ligação entre as duas margens do Douro aos dois níveis: junto ao rio e superiormente, entre as escarpas.

O tabuleiro inferior destinava-se a substituir a Ponte D. Maria II, inagurada em 1843 e popularmente chamada Ponte Pênsil mas que já não se adequava ao crescente tráfego entre as duas margens do rio.


O concurso para a nova ponte recebeu 12 propostas, vindo a ser escolhida a apresentada pela empresa belga Societé Willebroek com projecto de Teophile Seyrig que havia já trabalhado na cidade, no projecto da Ponte Maria Pia em 1877.

A ponte D. Luis pesa 3045 toneladas e possui 2 tabuleiros com 8 metros de largura cada um. O superior tem uma extensão de 355 metros e o inferior de 175 metros.

A Ponte Luiz I permanece um ícone da engenharia moderna portuguesa e continua ser a única ponte em arco do mundo com dois tabuleiros à distância de 50 metros.

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