sábado, 17 de setembro de 2016

Video Banco de Tempo


Vídeo produzido no âmbito do projeto Banco de Tempo e Comércio Justo: Reforçando outras economias.
Banco de Tempo de Vila da Feira
O Banco de Tempo é um sistema de organização de trocas solidárias que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros.

No Banco de Tempo é simples: troca-se tempo por tempo. Todas as horas têm o mesmo valor e quem participa compromete-se a dar e a receber tempo.  Por exemplo, tratando-se de um médico, ele pode oferecer uma consulta a quem não tem condições de pagar pelo serviço e, depois, receber um serviço em troca de outro membro.

Através das trocas e dos encontros, o Banco de Tempo enriquece o mundo relacional das pessoas que nele participam, joga um papel importante na recuperação, em novos moldes, da solidariedade entre vizinhos e no combate à solidão; favorece a colaboração entre pessoas de diferentes gerações, proveniências e condições sociais. Contribui também para o desenvolvimento e partilha de talentos e facilita o acesso a serviços que dificilmente poderiam ser obtidos, dado o seu valor de mercado.

O Banco de Tempo suscita questionamentos e incentiva mudanças no modo como vivemos em sociedade. Cada hora de trabalho prestada por um membro equivale a uma hora de serviço qualquer que ele precise no futuro. O bacana é que todas as horas têm o mesmo valor, independente do serviço oferecido. Uma economia solidária e justa.
Actualmente, o Banco do Tempo possui 28 agências espalhadas por várias cidades portuguesas

Sem comentários: