quinta-feira, 17 de março de 2016

Transformando vidas de mulheres através da Energia Sustentável para Todos



Ainda no mês da mulher, gostaríamos de reconhecer o papel central que a energia desempenha na promoção da saúde, segurança, educação e oportunidades econômicas para mulheres e meninas em todo o mundo. A iniciativa mundial das Nações Unidas “Energia Sustentável para Todos (SE4All)”, lançada em 2011, reconhece a importância da relação entre gênero e energia. De acordo com a CEO do SE4All Rachel Kyte, “a transição energética que estamos iniciando e o desafio de responder à mudança climática precisam de toda a nossa inteligência coletiva e engenhosidade, se quisermos ter sucesso.

Mulheres como consumidores, chefes de família, profissionais, pensionistas, eleitoras, investidoras e autoridades eleitas são uma parte crítica da diversidade de perspectivas que precisamos levar em consideração para tomar decisões de longo prazo bem fundamentadas. Com a participação das mulheres no processo, vamos tomar decisões diferentes. Precisamos de decisões diferentes.”

Como é que a falta de energia moderna impacta a mulher? Kyte, por exemplo, destaca que “a falta de energia limpa e acessível tem um impacto particular sobre as mulheres. Em áreas rurais procurar combustível ocupa várias horas do dia, combustível que polui põe em perigo a sua saúde e de seus filhos. Por isso, é bom ver tantas mulheres na vanguarda das soluções para trazer energia limpa e acessível a todos. Precisamos de investimento e políticas para atualizarmos enquanto à tecnologia mais moderna e as mulheres terão de se certificar que ninguém ficará para trás”. Apesar de que o combustível para cozinhar é uma questão importante, algo tão simples como o fornecimento de iluminação em áreas da comunidade também pode ajudar as mulheres.

A fim de compreender como a energia moderna pode transformar a vida das mulheres, vamos ver uma nova iniciativa simples e inovadora na América Latina e no Caribe, que promove as metas de SE4All nas Américas:

“Ilumine sua vida” é uma iniciativa conjunta do BID e Philips para fornecer iluminação sustentável para centros comunitários em 20 comunidades no Peru, México, Brasil e Colômbia. Este projeto irá beneficiar as mulheres e meninas de várias formas concretas. Fornecerá iluminação pública utilizando tecnologias de última geração como pro exemplo LED e energia solar fotovoltaica nesses centros comunitários, que incluem campos de futebol e anfiteatros, criando um ambiente seguro para que as mulheres e meninas pratiquem atividades esportivas e educacionais e abrem oportunidades de negócios. Este programa vai tornar as comunidades um lugar melhor para se viver e se divertir. Tendo em conta que 24% da população da América Latina acredita que o crime é a questão mais importante que a região enfrenta, é necessário desenvolver programas como “Ilumina sua vida” para criar espaços públicos seguros, onde as mulheres são menos propensas a serem assediadas. “Ilumina sua vida” oferece espaços públicos onde as mulheres podem participar de atividades esportivas e integrar-se mais na vida pública, e os centros de iluminação da comunidade podem ser usados para festas e outros eventos da comunidade onde as mulheres podem lançar pequenas empresas que vendam artes, artesanatos ou outros produtos feitos a mão.

Ao fornecer acesso à energia moderna, sustentável para as comunidades, projetos como “Ilumina sua vida” ajuda a capacitar mulheres. O Dia Internacional da Mulher em que celebramos a conquista social, econômica, cultural e política das mulheres é importante reconhecer o papel da energia e apoiar projetos que trabalham para um futuro mais sustentável e equitativo.

Sem comentários: