quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Filme: A Costa dos Murmúrios


Resumo do Livro : aqui e aqui



Sabemos pouco sobre como Moçambique obteve a independência de Portugal, no entanto, essa história tem relatos cativantes de derramamento de sangue e romantismo. 

Filmado entre Lisboa e Maputo, A Costa dos Murmúrios não é um filme de guerra, mas uma alegoria ao amor e à redenção. Também é um retrato autêntico da sociedade portuguesa dos anos 60 com a predominância tácita do machismo e os primeiros passos em direção à libertação das mulheres. Evita, nossa protagonista, está completamente apaixonada por um matemático que recebeu a chamada para lutar no movimento da independência de Moçambique.

Baseada em uma história envolvente da renomada autora portuguesa Lídia Jorge, o filme retrata uma Evita que descobre a verdadeira personalidade do seu marido. Passando de vítima a uma líder de sua própria emancipação, Evita apaixona-se por um jornalista que revela os abusos do exército português durante a guerra. Uma história sobre a liberdade e a independência, em todos os sentidos!

Sinopse:

No final dos anos 60, Evita (Beatriz Batarda) chega a Moçambique, um país devastado pela guerra colonial com Portugal.  Ela vai se casar com Luís (Filipe Duarte) que está a prestar o  serviço militar. Quando Luís parte para lutar, Evita fica sozinha na cidade onde começa a descobrir como a violência muda os homens, especialmente, o seu marido. Uma adaptação para o cinema do romance de Lídia Jorge.

Sem comentários: