sábado, 24 de março de 2007

Biografias - Galopim de Carvalho

Galopim de Carvalho [Ciência Hoje]
O Cientista António Marcos Galopim de Carvalho nasceu em 1931 no Alentejo, na cidade de Évora. Licenciou-se em Ciências Geológicas e doutorou-se em Geologia na Universidade de Lisboa. Em 1992 foi nomeado Director do Museu Nacional de História Natural onde desenvolveu esforços pela divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.
No seu percurso teve vários “Momentos de Glória” dos quais se destacam a organização da exposição “Dinossáurios Regressam”, a defesa de pegadas de dinossauros e a conversão de geomonumentos associados a estruturas museológicas, como o exomuseu de Santa Luzia (Viseu).É Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada. Recebeu o Prémio "Bordalo" para a Ciência, em 1994.
Ainda desenvolve trabalho na área das Ciências da Terra e é um defensor do património cultural e científico.
Para além de cientista, Galopim de Carvalho é também escritor. Publicou livros científicos na área da das Ciências da Terra - “Morfogénese e Sedimentógénese” (1996), “Petrogénese e Orogénese” (1997)- e tem obtido grandes êxitos na área da literatura de ficção, nomeadamente O Cheiro da Madeira (1994), o Preço da Borrega (1995) e Os Homens não Tapam as orelhas (1997).

Blogues da sua autoria
Sopas de Pedra
em co-autoria
Sorumbático

Sem comentários: