quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Documentário: "A Economia da Felicidade"






A ECONOMIA DA FELICIDADE (2011)
«A globalização económica levou a uma enorme expansão da escala e poder dos grandes negócios e serviços bancários. Ela também piorou quase todos os problemas que enfrentamos: o fundamentalismo e o conflito étnico; caos climático e extinção de espécies; instabilidade financeira e desemprego. Existem custos pessoais também. Para a maioria das pessoas a vida no planeta está se tornando cada vez mais estressante. Nós temos menos tempo para amigos e família e enfrentamos pressões crescentes no trabalho.

A "Economia da Felicidade" descreve um mundo movendo-se simultaneamente em duas direções opostas. Por um lado, o governo e as grandes empresas continuam a promover a globalização e a consolidação do poder corporativo. Ao mesmo tempo, em todo o mundo as pessoas estão resistindo a essas políticas, exigindo uma re-regulamentação do comércio e das finanças e, longe das antigas instituições de poder, elas estão começando a forjar um futuro muito diferente. Comunidades estão se unindo para re-construir economias ecológicas numa escala mais humana, com base num novo paradigma - uma economia de localização.

Ouvimos um coro de vozes de seis continentes, incluindo Vandana Shiva, Bill McKibben, David Korten, Michael Shuman, Juliet Schor, e Samdhong Rinpoche - o primeiro-ministro do governo do Tibete no exílio. Eles nos dizem que a mudança climática e o pico do petróleo nos dão pouca escolha: precisamos de localizar, trazer a economia para a comunidade. A boa notícia é que à medida que avançarmos nessa direção, vamos começar, não só a curar a terra, mas também a restaurar o nosso próprio senso de bem-estar. A "Economia da Felicidade" restaura a nossa fé na humanidade e nos desafia a acreditar que é possível construir um mundo melhor.»

Página Oficial

Sem comentários: