Foto da Manifestação no Porto, de Manuela Araújo
Em Lisboa, diversos manifestantes estiveram reunidos na Praça do Rossio contra a importação e comercialização de arroz transgénico na União Europeia.
Segundo a Plataforma Transgénicos Fora, o Ministério da Agricultura deve ser chamado ainda em 2010 para votar em Bruxelas a proposta de aprovação para importação e comercialização da primeira variedade de arroz transgénico na União Europeia, o que seria também o primeiro transgénico dirigido essencialmente ao consumo humano.
Advertem ainda para o facto desta eventual permissão ter como efeito um efectivo impulsionar da produção deste arroz, ainda não produzido, em países mais vulneráveis ao lobby industrial e com menos preocupações de protecção ambiental. “O arroz sem transgénicos irá tornar-se uma coisa do passado”.
Para a Plataforma Transgénicos Fora e as entidades que a compõem acreditam que só é possível salvaguardar um futuro com arroz tradicional se for chumbado o pedido da Bayer de introduzir arroz transgénico na União Europeia. [fonte]
Sem comentários:
Enviar um comentário