sábado, 27 de março de 2010

Construção de mais Barragens pode danificar 70% da costa portuguesa e nova concentração Salvar o Tâmega, 28 de Março

1. Concentração dia 28 de Março

Sabia que…?

…Os Estudos de Impacte Ambiental (EIA) – quer da EDP quer da IBERDROLA –, revelam que com o rio artificializado em cascata de águas mortas a qualidade da água vai ter um índice de eutrofização elevado?
…Com a qualidade da água mais degradada no sector a montante, poderá colocar em causa a sua utilização?
…A eutrofização é um dos problemas ambientais da água mais frequente em albufeiras e outros meios de águas paradas?
…Dada a existência de unidades potencialmente poluentes na bacia hidrográfica do TÂMEGA, existe o risco de poluição acidental com atribuição de grau elevado?
…O EIA da IBERDROLA, além da ruptura das barragens, prevê também a possibilidade de deslizamento de encostas, o que provocaria uma onda de água com efeitos devastadores, nomeadamente na vila de Mondim e em Amarante, causando destruição de casas e perdas de muitas vidas humanas?
…No EIA da IBERDROLA, apontam como consequência negativa no clima o aumento nos valores de humidade do ar e na frequência de nevoeiros e de neblinas?
…Enquanto no EIA de Fridão a EDP não diz o mesmo. Será que o rio e o vale não são os mesmos?
…Passará pelo concelho de Mondim uma Linha de Muita Alta Tensão com cerca de 50 Postes, condicionando ainda mais o nosso território, e sendo negativo para a Saúde das pessoas também é desfavorável no comportamento social e uma intrusão visual, desfigurando a paisagem do nosso Monte Farinha (Sr.ª da Graça)?
…Com a construção das barragens e a inundação do vale serão eliminados centenas ou milhares de empregos, recursos da terra e fontes de rendimentos proveniente da agricultura ou de outras actividades económicas?
…Ainda está por provar que uma barragem seja um investimento que ajude a combater a pobreza, aumentar o nível de educação e a aumentar a esperança de vida das populações?
…Há alternativas à construção de mais barragens, mais baratas e com menos prejuízos para o Ambiente e para as populações?… Como por exemplo o aumento de potências das barragens já existentes, a aposta na eficiência energética, a energia solar?
Nós já temos um património, que é o nosso rio, património esse, que poderemos reactivá-lo a qualquer momento, basta haver vontade e estratégia para o valorizar e desenvolver o concelho de Mondim e toda a região!
NÃO PRECISAMOS DE BARRAGENS COM ÁGUAS EUTROFIZADAS!!!
Apareça dia 28 de Março e junte-se na defesa desta causa de todos pelo bem de Mondim, do Tâmega e da nossa região.
2. Construção de mais Barragens pode danificar 70% da costa portuguesa




Sem comentários: