terça-feira, 27 de outubro de 2009

Curta-metragem - Island,de Fyodor Khitruk, 1973


Curta-metragem muito premiada: em 1973, recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes e durante 1974 foi Melhor Curta e recebeu o Dragão de Ouro no Festival de Cinema de Cracóvia. Uma crítica assaz mordaz ao capitalismo e um hino ao ecologismo.

Biografia  
Fyodor Savelyevich Khitruk (Russo: Фёдор Савельевич Хитрук; 1 de maio de 1917 - 3 de dezembro de 2012; Tver) foi um animador e diretor de animação russo (e soviético).

Khitruk nasceu em Tver (Império Russo), numa família judia. Ele veio para Moscovo para estudar design gráfico na OGIS College for Applied Arts. Formou-se em 1936 e começou a trabalhar na "Soyuzmultfilm" em 1938 como animador. A partir de 1962, trabalhou como diretor. Seu primeiro filme, "Story of One Crime", foi um imenso sucesso. Hoje, este filme é visto como o início de um renascimento da animação soviética, após uma vida de duas décadas nas sombras do realismo socialista. Divergindo dos cânones “naturalistas” do estilo Disney que reinavam nas décadas de 1950 e 1960 nos desenhos animados soviéticos, ele criou seu próprio estilo, que era lacónico, mas multinível, não trivial e vívido.

Ele é o diretor de excelentes curtas-metragens de animação, incluindo clássicos como sua sátira social aos burocratas, "Man in the Frame" (1966); a parábola filosófica “Ilha” (1973) sobre a solidão de um homem na sociedade moderna; o filme biográfico “Um Jovem Chamado Engels – Um Retrato em Letras” (1970), baseado em desenhos e cartas do jovem Engels; a paródia "Filme, Filme, Filme" (1968); e o filme anti-guerra, "Leão e Touro" (1984).

Em abril de 1993, Khitruk e três outros animadores importantes (Yuri Norstein, Andrei Khrzhanovsky e Eduard Nazarov) fundaram o SHAR Studio, uma escola e estúdio de animação na Rússia. O Comitê de Cinema Russo está entre os acionistas do estúdio. Em 2008, ele lançou um livro de dois volumes intitulado "Profissão de Animação". Ele é o avô da virtuosa violinista Anastasia Khitruk.

Khitruk morava em Moscou, onde morreu em 2012, aos 95 anos.

Sem comentários: