domingo, 18 de maio de 2008

Um estudo revela que governos pequenos são mais eficientes e a conexão com a Carta da Terra (lida por Leonardo Boff)


Carta da Terra - Leitura do Teólogo Leonardo Boff - 25 min

Ler mais sobre CARTA DA TERRA . Leonardo Boff foi o representante da América Latina na Comissão da Carta da Terra


Três físicos da Universidade Médica de Viena criaram um modelo matemático que demonstra que quanto menos ministros tem mais eficiente é um governo, confirmando a teoria do 20 como número ideal de membros de um grupo de decisão.

Num artigo publicado no ArXiv da Universidade Cornell, de Ithaca, Estados Unidos , os físicos Peter Klimek, Rudolf Hanel e Stefan Thurner apresentam os resultados da aplicação do seu modelo à composição dos governos de 197 países e territórios [Continuar a ler no Ciência Hoje]

Veja e descarregue aqui o artigo


A Carta da Terra apela a urgentes consensos e a convergência dos grupos sociais na construção de um mundo (g)local mais sustentável e livre. Sendo objectivos desejados por muitos, como transformar esta geração mais ecossolidária em tão pouco tempo? Quais os grupos sociais com maior responsabilidade? Li este artigo e fiquei a pensar no meu país, Portugal. Tratando-se de um território tão pequeno, começaríamos por reduzir o número excessivo de deputados. Creio que 100 deputados seria um número eficiente. Mais qualidade e menos quantidade.

Sem comentários: