sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Biografias- Arthur Tansley, botânico inglês que criou a palavra "ecossistema"

Sir Arthur George Tansley  ( 15 de Agosto de 1871 – 25 de Novembro de 1955) foi um botânico inglês, pioneiro na ecologia das plantas e na ciência da ecologia. Ele obteve seu diploma em Ciências Biológicas em 1896, com especialização em botânica e zoologia. . Desde o início, ele foi muito influenciado pela ecologista dinamarquês Eugenius. Defendeu o ecossistema pem 1935 e ecótopos em 1939. Tansley foi um dos fundadores da Sociedade Britânica Ecológica e editor do Journal of Ecology durante 20 anos.  A revista de botânica New Phytologist, foi fundada por Tansley em 1902. A Tansley Review constituiu uma série, com artigos que sintetizam as tendências atuais no pensamento botânico, e ainda hoje constituem as bases Tansley em reconhecimento dos seus interesses de largura e importância para a disciplina como um todo. A Medalha de Tansley é concedido anualmente e nomeado em sua honra.
De 1926 escreveu e delineou Objectivos e métodos no estudo da vegetação em que Tansley e Thomas Ford Chipp editaram para o comité britânico vegetação e foi extremamente influente não só na definição de métodos ecológicos, mas em destacar a necessidade de um inventário completo do império, nos chamados "activos de vegetação". Com esta informação, seria possível gerir eficientemente os vastos recursos naturais do império. 
Arthur Tansley também teorizou sobre a psicologia, com ênfase psicanalítica, e escreveu um obituário de Sigmund Freud. The New Psychology e sua relação com a vida (1920)  foi o seu primeiro livro para atrair um público grande. Uma pesquisa recente por Peder Anker afirmou uma estreita relação entre a ecologia teórica Tansley e sua psicologia.

Referências no wikipedia

Página web densamente rica em Tansley (inglês)

Sem comentários: