quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Duras críticas ao Codex Alimentarius - uma previsão para 2009, muito preocupante

A associação norte-americana Natural Solution Foundation, na voz da neurobióloga Rima Laibow, produziu este vídeo Nutricide:Criminalizing Natural Health, Vitamins, and Herbs, de 40 minutos. Segundo o vídeo o Codex Alimentarius é uma ameaça para a liberdade de escolha das pessoas singulares por uma medicina e nutrição alternativas, comprovadamente éticas, locais e mais amigas do ambiente. No sítio oficial do Codex Alimentarius, diz que é:
um Programa Conjunto da FAO e da OMS, criado em 1962, e suas normas têm como finalidade proteger a saúde da população, assegurando práticas eqüitativas no comércio regional e internacional de alimentos, criando mecanismos internacionais dirigidos à remoção de barreiras tarifárias, fomentando e coordenando todos os trabalhos que se realizam em normalização.
Contudo a ameaça para a saúde liberdade nunca foi tão grande: 1.Codex Alimentarius faz parte da OMC; 2.Codex Alimentarius actualmente controla enormes secções de nutrição,incluindo as vitaminas e suplementos 3.Codex Alimentarius não é um manual de regulamentos, mas sim um sistema de controlo. 4.Muitos factos científicos comprovam os perigos dos OGM, da irradiação de alimentos, dos efeitos das monoculturas intensivas nos ecossistemas locias, associados a problemas sociais de fome, mais pobreza e foem evitável.Onde está o Codex Alimentarius na salvaguarda e protecção dos consumidores? (adaptado por João Soares, a partir da página International Advocates for Health Freedom) Algumas posições mais ponderadas e não tão polémicas poderemos encontrar neste workshop do Planet Diversity The Codex Alimentarius and GMO:Conflicting concepts of food safety and their impact on the World Trade Ou ainda a Consumers International About Codex Alimentarius

Sem comentários: