terça-feira, 26 de setembro de 2006

Adelino Canário- coordenador do Projecto Latitude 60

No I WORKSHOP PORTUGAL E A ANTÁRCTIDA (pdf da Revista Finisterra), Adelino Canário refere as particularidades da Ecologia da Antárctida na evolução e aspectos adaptativos dos peixes que vivem nesses ambientes.

Adelino Canário é Director do Centro de Ciências do Mar do Algarve, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve, e é membro do Comité Português para o Ano Polar Internacional 2007-08. Com mais de 20 anos de experiência em investigação nas áreas da fisiologia e da bioquímica, tem coordenado vários projectos nacionais e internacionais (in Cria FM). O seu grupo de investigação estuda a função das hormonas na reprodução, osmorregulação e comportamento em peixes, incluindo as adaptações ao ambiente gelado das águas da Antárctica.

Os projectos actualmente a decorrer incluem a utilização das hormonas e ácidos biliares em comunicação química, a identificação de genes determinantes do sexo, a regulação dos níveis de cálcio, o mapeamento do genoma da dourada e Marine Genomics Europe, uma Rede de Excelência Europeia dedicada ao uso de genómica na biologia marinha (in LATITUDE60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional 2007-08).
Mais informações: Ano Polar

Sem comentários: