quarta-feira, 17 de maio de 2006

Dia Mundial das Telecomunicações


O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação celebra-se anualmente 17 de maio.

Foi escolhido o dia 17 para a efeméride pois foi a 17 de maio de 1865 que se criou a União Telegráfica Internacional e que se assinou a primeira Convenção Telegráfica Internacional. O seu propósito corresponde à sensibilização dos benefícios e das oportunidades que a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trazem para as sociedades e economias.

A partir de 1932, esta entidade passou a chamar-se União Internacional das Telecomunicações – UIT.

Os objetivos da data passam por celebrar o progresso nas tecnologias de informação e por chamar a atenção das pessoas para as mudanças que acontecem na sociedade, com o poder da internet e das restantes formas de telecomunicação.

A telecomunicação permite a partilha de informação a nível mundial, e a aproximação dos diferentes povos mundiais, tornando o mundo mais local e ligado.
“Tele” em grego significa “distância”, enquanto “comunicação” deriva do latim communicare, o que significa “partilhar”, “conferenciar”, “tornar comum”.

Em Portugal, as comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações têm lugar na Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC). As comemorações abrangem debates, sessões institucionais, exposições e atividades especiais para as escolas.

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação tem vindo a ser celebrado anualmente, desde 1969, a 17 de maio.

Esta data marca o aniversário da assinatura da 1.ª Convenção Internacional do Telégrafo, em Paris, a 17 de maio de 1865.

As TIC integram a Agenda 2030 da ONU, sublinhando-se a necessidade de ultrapassar o fosso digital existente entre os países desenvolvidos e os países em vias de desenvolvimento.

Todos os anos as celebrações dão ênfase a um tema específico. O tema de 2023 é «Capacitação dos países menos desenvolvidos através das tecnologias de informação e comunicação».

Para Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU:

“A capacidade de transmitir informação importante com rapidez através de grandes distâncias, preenchendo os vazios do tempo e do espaço, ampliou de forma exponencial todas as atividades humanas, desde enviar mensagens pessoais até realizar transações financeiras complexas ou abordar aspectos críticos da guerra e da paz.”

O dia 17 de maio foi proclamado como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação através da Resolução 60/252 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, de 27 de março de 2006.

A Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) lançaram no dia 16 de maio, a campanha nacional Internet Segura: «#LerAntesClicarDepois», com o propósito de reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, a informação sobre o bom uso do ciberespaço.

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) assinala esta data com a proposta de uma visita ao espaço «Experimentação», numa viagem pela evolução dos meios de comunicação.

Documentos

Resolução 60/252 da AG das Nações Unidas sobre o Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação | ONU [en] DESCARREGAR

Links relacionados

Sem comentários: