quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Google preparou um doodle especial para Nicolas Steno

Nicolas Steno é alvo de uma homenagem do Google, através de um doodle que assinala o 374.º ano desde o nascimento do cientista e investigador dinamarquês. O seu trabalho na análise das rochas sedimentares, assim como, o seu conteúdo em fósseis foi fundamental para o desenvolvimento da Geologia moderna. A ele se deve os três principios da Estratigrafia física: sobreposição, horizontalidade e continuidade lateral dos estratos. (fonte: Associação DPGA)

Nicolau Steno (aliás Niels Steensen ou Niels Stensen, dinamarquês, nascido em 11 de Janeiro de 1638) foi um sábio na sua época. Inicialmente dedicou-se ao estudo da anatomia, tendo descoberto a glândula parótida e focou o seu trabalho sobre o sistema muscular e na natureza da contracção muscular. Utilizou a geometria para mostrar que um músculo em contracção altera a sua forma mas não o seu volume.


A obra que o notabilizou De solido intra solidum naturaliter contento dissertationis prodromus (1669)
Porém foi com os seus estudos em Geologia que se tornou célebre. [biografias muito completas em português, espanhol e francês . As versões inglesa e holandesa também estão particularmente muito boas!]
O meu Dossiê de Geologia foi por isso actualizado!

1 comentário:

Carlos Faria disse...

Hoje foram muitos os geólogos que se comoveram com a homenagem da Google, eu não escapei à onda