sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Filme do Mês Imprescindível - Inside Job (A verdade da crise)

Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo actor Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise económica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 triliões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos.


Inside Job é um documentário americano de 2010, dirigido por Charles Ferguson, sobre a crise financeira do final dos anos 2000.

A crise financeira global que ocorreu no Outono de 2008 causou milhões de perdas de empregos e de casas e mergulhou os Estados Unidos numa profunda recessão económica.

Este documentário fornece uma análise detalhada dos elementos que levaram ao colapso e identifica os principais intervenientes financeiros e políticos.

O diretor Charles Ferguson conduz uma ampla gama de entrevistas e traça a história dos Estados Unidos à China, à Islândia e a vários outros pontos críticos financeiros globais.

Ferguson, que começou a pesquisar em 2008, diz que o filme é sobre “a corrupção sistémica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e as consequências dessa corrupção sistémica”. Em cinco partes, o filme explora como as mudanças nas políticas, no ambiente e nas práticas bancárias ajudaram a criar a crise financeira.

Carimbos de data e hora

0:00 - Desregulamentação na Islândia e privatização dos bancos
12h05 - Parte I - Como chegamos aqui
31:02 - Parte II - A Bolha (2001-2007)
57:04 - Parte III - A Crise
1:17:23 - Parte IV - Responsabilidade
1:33:33 - Parte V - Onde estamos agora
Resenha - Inside Job (2010 film)

Sem comentários: