domingo, 9 de maio de 2010

Base de Dados Biodiversity4All tem crescido em registos e parcerias.







ComentáriosUma iniciativa com aspectos muito positivos. Em menos de 5 meses tem 10.000 registos. Já é possível ver mapas de observações registadas por espécie e o número de adesões e as parcerias estão a crescer intensamente.

Explorar a base de dados

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar uma base de dados online sobre a Biodiversidade em Portugal, fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade científica.

O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuírem com registos de observações de plantas, animais e fungos e de usufruírem dessa informação, segundo o conceito Web 2.0, através de um site fácil e divertido de utilizar e explorar.

O projecto BioDiversity4All tem por missão unir o maior número de pessoas na promoção do conhecimento sobre a Biodiversidade. Queremos tornar-nos na mais completa, acessível e conhecida base de informação sobre a distribuição de espécies a nível nacional.

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos constituiu-se como Associação Sem Fins Lucrativos em Janeiro de 2010.




Uma ligação entre o público e a comunidade científica

O BioDiversity4All permite criar diversos benefícios para a sociedade, assumindo-se como uma plataforma aberta de ligação entre o público e a comunidade científica.

Tem três formas de navegar pela base de dados:
  1. Navegar por Área (Concelho, Freguesia, Parque Natural, Região de interesse,...)
  2. Navegar pela lista de espécies já registadas em Portugal (nota: apenas são apresentadas as espécies com registo de observações em Portugal)
  3. Navegar pela lista completa de espécies
  4. Navegar na lista geral de fotografias
  5. Navegar na lista geral de observações

1 comentário:

Anónimo disse...

Dois comentários sobre a mesma coisa: transparẽncia.

1. Para mim a transparência das Organizações da Sociedade Civil é importante e fundamental.

2. Como é que se compagina...

"O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos constituiu-se como Associação Sem Fins Lucrativos em Janeiro de 2010." - http://smsh.me/8ggu

... e http://smsh.me/8ggv

Quem são os orgãos sociais?
Onde estão localizados?
Como prestam contas dos custos e financiamentos?

***********************

E isto está muito para além de méritos ou deméritos de um projecto em particular.