quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Dia Internacional da Internet Segura

Camille Pissarro seated-peasant-1892
O Dia Internacional da Internet Segura comemora-se todos os anos em fevereiro com o objetivo de promover a utilização segura da internet pelas pessoas, sobretudo pelas crianças, mais propícias a riscos nesta rede mundial de comunicação.
A iniciativa é da Rede INSAFE, que junta as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia.

Regras da internet segura
  1. Criar uma password forte e segura
  2. Mudar de password de 6 em 6 meses
  3. Não ligar todas as contas entre si
  4. Não repetir passwords entre contas
  5. Fazer compras somente em sites seguros (“https”) e no computador pessoal
  6. Atualizar antivírus e restante software do computador
  7. Limpar a cache do computador
  8. Proteger a rede sem fios de internet com password segura
Esta é uma iniciativa organizada pela rede conjunta Insafe/INHOPE de Centros Internet mais segura na Europa, com o apoio da Comissão Europeia e visa sensibilizar os cidadãos, em especial o público mais jovem, para os riscos da Internet. Assim, pretende-se educar para a prevenção desses riscos e sensibilizar a sociedade civil e a indústria tecnológica, para que estes sejam acautelados.

Este dia visa criar uma Internet mais segura e melhor, onde todos têm o poder de utilizar a tecnologia de forma responsável, respeitosa e criativa. Celebrando o positivo poder da internet, o tema deste ano continua a ser «Juntos por uma internet melhor».

Adotada em maio de 2022, a nova estratégia europeia para uma Internet melhor para crianças (BIK+), tem por objetivo assegurar que as crianças sejam protegidas, respeitadas e habilitadas em linha na nova Década Digital, em conformidade com os Princípios Digitais Europeus. Esta iniciativa, criada pela Insafe através do projeto financiado pela União Europeia "EU SafeBorders", em 2004, conta com vários eventos por toda a Europa, mas também pelo resto do mundo.

Em Portugal, o Consórcio Centro Português de Internet Mais Segura (PT SIC) desenvolve um conjunto de atividades durante o mês de fevereiro como forma de sensibilizar para a utilização segura da Internet.

Ao reproduzir este vídeo, está a descarregar conteúdo do YouTube, um serviço da Google LLC. Para obter informações sobre a utilização dos seus dados, consulte as Políticas de privacidade da GoogleAceito as política

Vídeo: Safer Internet Day 2023: Together for a better internet on the 20th anniversary of SID | INSAFE

Documentos
  1. Uma Década Digital para as crianças e os jovens: a nova Estratégia europeia (BIK+) | Comissão Europeia DESCARREGAR
  2. Pais, filhos e tecnologia | Centro Internet Segura DESCARREGAR
  3. Estratégia Europeia para uma Internet melhor para as crianças [en] DESCARREGAR
Links relacionados

Sem comentários: