segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Económico e Social



Assinala-se hoje, 05 de Dezembro, o Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Económico e Social (DIV), instituído em 17 de Dezembro de 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Na Resolução sobre a criação da data, a ONU explica que a celebração do 05 de Dezembro tem como objectivo incentivar a participação voluntária em todo o mundo.

Por esse motivo, a ONU convida aos governos a celebrar todos os anos a efeméride e os exorta a adoptar medidas para uma consciência sobre a importância da colaboração dos voluntários, a qual estimulará mais pessoas de todas os níveis sociais a oferecer seus serviços como voluntários, tanto em seus países de origem como no estrangeiro.

A organização internacional convida também os organismos especializados, outras organizações do sistema das Nações Unidas e organizações não-governamentais que promovem serviços de voluntários a efectuarem actividades que estimulem melhor o conhecimento sobre a contribuição que os voluntários aportam no seu trabalho.

No mundo, segundo um estudo efectuado pela organização internacional Health Volunteers Overseas, entre 10 e 20% da população adulta são voluntários em organizações não governamentais. O potencial de crescimento nessa área é imenso: 45% da população demanda mais oportunidades de voluntariado.

O voluntário gera em diversos países desenvolvidos mais de 5% do PIB em bens e serviços sociais. O valor das operações, entre rendas e trabalhos gratuitos, na Europa Ocidental superou os 500 biliões de dólares anuais, em 1995; nos Estados Unidos, 675 biliões; e no Japão, 282 biliões.

Numa mensagem por ocasião da data, a ONU esclarece que “se quisermos fazer desaparecer a pobreza, precisamos da participação activa dos Estados, da sociedade civil e do sector privado, bem como dos voluntários. A convergência de boas vontades reveste-se de uma importância ainda mais decisiva nos países que não poderão alcançar esses objectivos, se não intensificarem acentuadamente os seus esforços”.

"Ser voluntário é, hoje, mais simples do que nunca, graças à tecnologia da informação e comunicação. São cada vez mais numerosos os voluntários que recorrem à Internet para partilhar os seus conhecimentos com aqueles que deles necessitam. Criam sites na Web e bases de dados, prestam apoio jurídico, preparam programas de estudos para as escolas e realizam muitas outras tarefas que podem ser efectuadas a partir de um computador ligado à Internet", lê-se na mensagem..

Segundo o documento, por meio do Serviço das Tecnologias da Informação das Nações Unidas (UNITeS), uma equipa de voluntários especializados trabalha em países em desenvolvimento, ensinando as pessoas a utilizar a Internet e as tecnologias da informação para o desenvolvimento humano.

"Neste Dia Internacional dos Voluntários, reconheçamos a contribuição dos voluntários para as sociedades de todo o mundo. Prestemos também homenagem a uma das suas mais destacadas dirigentes, a Senhora Sharon Capeling-Alakija, Coordenadora Executiva do Programa de Voluntários das Nações Unidas, que faleceu no mês de Novembro de 2005. E recordemos que qualquer contribuição, por mais pequena que seja, pode ser valiosa", conclui a mensagem.

Documentos

Resolução da Assembleia Geral da ONU 40/212 que institui o Dia Internacional do Voluntário | ONU [en]DESCARREGAR

Sem comentários: