domingo, 31 de outubro de 2010

Livro - 6.000 Anos de Pão



Sinopse do Livro
"Seis Mil Anos de Pão" publicou-se pela primeira vez nos Estados Unidos da América, em 1944. Heinrich Eduard Jacob começou a reunir materiais para este trabalho em 1920, mas a investigação só foi completada no exílio americano, depois de 1939. A versão alemã que serviu de base à presente edição viria a ser publicada apenas em 1954, com algumas alterações substanciais introduzidas pelo autor.
Com a "Saga e Marcha Triunfal do Café", ainda de 1934, e "Seis Mil Anos de Pão", H. E. Jacob tornou-se nos países de língua alemã uma das figuras tutelares do chamado «Sachbuch», um tipo de revisitação da «história cultural» que encena a documentação e os resultados da investigação histórica – económica, política, literária, etnográfica – num grande quadro vivo.
Da Pré-história até ao colapso do III Reich, passando designadamente pelo Egipto, pela Grécia, pelo Império Romano, pela Idade Média, pelas Guerras dos Camponeses, pela colonização do continente americano, pela Revolução Francesa, pela Revolução Industrial, pela Revolução Soviética e pelas duas Guerras Mundiais do século XX, H. E. Jacob produz um impressionante retrato das mutações tecnológicas e culturais, políticas e sociais, económicas e psicológicas, em que o pão esteve envolvido como «personagem» viva da história: «argamassa da vida» e «medula dos mortais».

Sem comentários: