sábado, 13 de julho de 2019

68 pomares vão ser criados na Inglaterra e Gales para dar habitat a aves e insetos

Fonte: aqui

National Trust, uma organização que cuida dos lugares de interesse histórico e de beleza natural no Reino Unido, vai criar 68 pomares tradicionais na Inglaterra e no País de Gales até 2025.

As árvores plantadas – entre as quais se contam macieiras, ameixeiras e pereiras – providenciarão habitat a inúmeros polinizadores, como aves, morcegos e insetos

A medida também pretende combater o desaparecimento dos pequenos pomares tradicionais no Reino Unido. Na Inglaterra, 60% destes espaços desapareceram desde 1950, devido a um conjunto de razões que incluem as alterações das práticas agrícolas e a urbanização. 

David Bullock, diretor de conservação de espécies e habitats do National Trust, explicou que a atual estratégia da organização para a conservação da vida selvagem e da natureza inclui a “criação de 25 mil hectares de zonas de habitat prioritário até 2025”.

“Identificamos os pomares tradicionais como sendo de especial importância, já que providenciam a casa perfeita para vários pássaros, polinizadores e insetos”, disse. 

“Cada árvore é valiosa porque se pode tornar uma casa para aves como o pica-pau-galego, para morcegos e [até para a ameaçada] borboleta noturna Celypha woodiana. O fantástico número de maçãs e de outras variedades de fruta que podemos plantar reflete a maravilhosa diversidade da vida.” 

Com o programa, o National Trust também conta ajudar a preservar variedades tradicionais de fruta, conta o jornal britânico The Guardian

Os pomares também são vitais para as pessoas. Oferecem-nos alimentos e bebidas locais, sazonais e deliciosos, são lugares para serem desfrutados e neles se conviver, têm uma grande importância cultural e são espaços de indiscutível beleza”, contou David Bullock.
Foto: Steven Haywood/National Trust

Sem comentários: