quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Fascismo Carbónico


Fascismo Carbónico - grupo bilionário, multinacional, lobista, habitualmente conservador, de direita, extrema-direita, sentem-se os eleitos e cujas actividades empresariais são baseadas na economia fóssil (indústria petrolífera, Big Tech, fertilizantes, adubos, antibióticos, OGM, celuloses, mineração de terras raras, ouro e diamantes etc) e provocam danos materiais, salariais e pobreza a milhões de indivíduos no Planeta. São um Estado dentro de cada Estado e que nada faz para descarbonizar a economia nacional e internacional. Pelo contrário, são assumidamente cépticos climáticos, e promovem a lavagem verde. Tem um código de conduta e perfil de ditador. Viajam em jactos privados /helicópteros, impondo aos outros seres humanos uma pegada ecológica que não pediram nem são os responsáveis. Para o grupo, o capitalismo é "mágico" e tudo resolve, quando de facto é uma nova tirania. Há que crescer, crescer, sem atender aos limites planetários nem à democracia nem à ecologia nem o respeito pelos direitos humanos.

Exemplo: Rishi Sunak
Sunak foi o primeiro político principal do Reino Unido a entrar na lista dos mais ricos do Sunday Times, com uma fortuna de 730 milhões de libras.
O Reino Unido vai conceder mais de 100 novas licenças de petróleo e gás. O governo alega que a medida faz "parte dos esforços para explorar o abastecimento doméstico e tornar-se mais independente do ponto de vista energético". Sachin Ravikumar, Reuters. Entretanto, a primeira página do Sunday Mirror relata: "Rishi Sunak foi duramente criticado por usar um helicóptero para viajar 200 milhas [de Londres para Chester] – enquanto o mundo ferve." Uma viagem de comboio teria demorado apenas mais 10 minutos a chegar.
Rishi Sunak usou um luxuoso Bell 429 Global Ranger fretado pelo magnata da Home Serve Richard Harpin - que registou quase um milhão de libras em dinheiro e presentes para o Partido Conservador desde 2022. A aeronave queima cerca de 222 litros de combustível de aviação por hora, o que significa que, numa viagem de quatro horas, libertaria mais de uma tonelada de CO2.

Ebulição global? O que é isso? Alterações climáticas é para os outros. "Eu tenho que governar o País. Preciso de helicópteros." Mais ou menos o que ele responde nesta entrevista exclusiva

Sem comentários: